Politica

Lula ficou “estarrecido” com operação no Rio, diz ministro da Justiça

Presidente se surpreendeu com o número de mortos

Escrito por Meon

29 OUT 2025 - 16H30

Rosinei Coutinho/SCO/STF/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou “estarrecido” e “surpreso” com a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que deixou 119 mortos na terça-feira (28).

“O presidente ficou estarrecido com o número de ocorrências fatais e se mostrou surpreso que uma operação desta envergadura fosse desencadeada sem conhecimento do governo federal”, disse Lewandowski após reunião com Lula e ministros no Palácio da Alvorada.

Participaram do encontro Geraldo Alckmin, Gleisi Hoffmann, Rui Costa, Anielle Franco, Macaé Evaristo, Sidônio Palmeira, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Lewandowski destacou que o governo federal não foi informado previamente da operação, coordenada pelo governo do Rio, e que o episódio gerou preocupação com o alto número de mortes e com a falta de articulação entre as esferas de poder.

GLO e visita ao Rio

O ministro também comentou sobre a possibilidade de decretar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), afirmando que a medida só pode ser aplicada se solicitada formalmente pelo governador Cláudio Castro (PL).

“A GLO é algo complexo e precisa ser requerida. Não é uma ação espontânea do governo federal”, explicou.

Uma comitiva de ministros e autoridades federais, incluindo Lewandowski, seguiu ainda nesta quarta-feira para o Palácio Guanabara, no Rio, onde haverá uma reunião com Castro. Há possibilidade de que Lula participe remotamente do encontro.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.