RMVale

Alunos de Areias aprenderão técnicas de teatro

Grupo de São José vai conduzir oficina

Escrito por Meon

11 MAR 2024 - 13H00 (Atualizada em 11 MAR 2024 - 15H10)

Divulgação

Alunos da Escola Municipal Antonio Pinto de Carvalho Neto, no Centro de Areias, no Vale Histórico, conhecerão nesta semana os encantos da menor modalidade de teatro do mundo: a de miniaturas, também conhecida como teatro lambe-lambe.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Entre quinta e sexta-feira (dias 14 e 15), eles serão conduzidos e capacitados por integrantes do Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos, a confeccionarem seus próprios personagens e espetáculos em uma oficina, e depois, realizarão sua própria mostra ao público da escola.

As atividades fazem parte da circulação do projeto “Miniaturas na Caixa”, contemplado pelo Programa Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado, e é a segunda da temporada, após a estreia em Silveiras, no mês passado.

Referência no Estado nas linguagens de teatro de animação e de bonecos, o GTI ainda realizará duas apresentações do espetáculo homônimo na própria escola: às 14h de quinta-feira, e às 11h de sexta-feira. Em abril, será a vez da cidade de Lorena, entre os dias 19 e 21.

Menor palco do mundo

Em “Miniaturas na Caixa”, quatro tropeiros conduzem o público com suas cantorias até as caixas cênicas, onde serão encenados mini-espetáculos, com cenários e bonecos em miniatura, trilhas ou efeitos sonoros, jogos de luz e sombra, que realçam as histórias e convidam o espectador a uma viagem por símbolos, lendas e outras manifestações presentes na cultura tropeira paulista.

“A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe-lambes, que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo é visto por um furo feito na caixa cênica. que permite espiar essa ‘realidade em miniatura”, explica o ator e produtor executivo Ricardo Salem. Cibele Tomaz, Vivian Rau e Izildinha Costa completam o elenco.

Lambe-lambe

Criada na região Nordeste, na década de 80, pelas artistas e baianas Denise do Santos e Ismine Lima, a técnica de teatro lambe-lambe lembra a de antigos fotógrafos, que visitavam praças, feiras livres e outros espaços públicos para fotografar e vender as imagens registradas a partir de suas caixas, apoiadas em tripés. A "língua" dos bonecos é outra curiosidade à parte: o gramelô, uma língua inventada, é um convite ao espectador para soltar a imaginação e a criatividade.

Serviço

O que e quem: “Miniaturas na Caixa”, oficina e mini-espetáculos de teatro de miniaturas ou lambe-lambe, encenados em caixas, com o Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos;

Quando e onde: oficina de teatro lambe-lambe, das 8h às 12h, nos dias 14 e 15/3; e espetáculo “Miniaturas na Caixa”, no dia 14, às 14h, e no dia 15, às 11h. Atividades exclusivas para os alunos da escola.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.