Por Meon Em RMVale

Após caso de raiva, Taubaté realiza bloqueio vacinal em cães e gatos

A ação acontece prioritariamente na zona rural da cidade por se tratar de área mais sensível à ocorrência de casos

Após confirmar um caso de raiva na última semana, Taubaté iniciou uma ação de bloqueio vacinal para cães e gatos na cidade.
As vacinas serão fornecidas em alguns bairros da zona rural da cidade. Os bairros da zona urbana do município ainda não têm previsão de receber a cobertura da vacina.

Leia MaisEscola abre 260 vagas para crianças de até 5 anos na zona oeste de S. JoséTrês homens são presos suspeitos de roubar carro em São José dos CamposParque Tecnológico terá evento com empresários e startups em São José


A ação acontece após a morte de uma vaca ter sido causada por raiva. O caso aconteceu no bairro Registro e foi confirmada no último dia 9 pelo Instituto Pasteur. De acordo com José Antônio Cardoso, coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté, o bloqueio vacinal é realizado em um raio de 5km do local onde o animal morreu.
"Nós analisamos mapas pelo Google e analisamos os bairros que vamos fazer essa ação de bloqueio", explicou Cardoso.

A ação acontece prioritariamente na zona rural da cidade por se tratar de área mais sensível à ocorrência de casos de raiva em herbívoros, sendo que o principal vetor da transmissão da doença é o morcego.
"É importante lembrar também que os proprietários de equinos e bovinos devem sempre vacinar os animais", disse Cardoso.

Zona urbana
O CCZ ainda não tem previsão para realizar vacinações de cães e gatos na zona urbana da cidade. Cardoso afirmou que os pedidos para as doses da vacina ao Governo Federal no início do ano, mas elas ainda não foram entregues.
Em nota, o Ministério da Saúde explicou que "a pasta aguarda a entrega do laboratório fornecedor, que informou ter identificado problemas técnicos na produção da vacina" e que "o Ministério da Saúde está empenhado em solucionar este atraso junto ao laboratório fornecedor da vacina, e ressalta que as doses serão enviadas aos estados assim que a produção for normalizada."

Ainda de acordo com a pasta, em 2019, foram enviadas mais de 9,8 milhões de doses para todo país, sendo 1,5 milhão para o estado de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.