Por João Pedro Teles Em RMVale

Após polêmica, Câmara arquiva projeto da lei 'antimendigo'

Autor da proposta pediu arquivamento após repercussão negativa

maninho2

Projeto foi arquivado menos de uma semana depois de sugerido

Divulgação/CMSJC

Após repercussão negativa, o vereador Maninho Cem Por Cento (PTB) pediu o arquivamento do projeto de lei que previa a instalação dos bancos ‘antimendigo’ nas praças e parques públicos de São José dos Campos.

O pedido aconteceu durante a sessão desta terça-feira (16). A retirada do projeto acontece menos de uma semana depois de sua apresentação, no dia 10 de maio.

Maninho propunha a instalação de barras de ferro como divisórias nos bancos já existentes, assim como a compra de novos mobiliários. Todas as mudanças seriam arcadas pela prefeitura.

Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar afirmou que "esses truques urbanos, é fato, têm a função de manter à distância os moradores de rua e pessoas desocupadas". "Ao criar um mobiliário urbano desconfortável, é possível manter a área livre desses inconvenientes”, alegou.

Em entrevista concedida ao Meon antes de solicitar o arquivamento da proposta, Maninho se defendeu da repercussão negativa do projeto.  

Leia MaisProjeto prevê instalação de bancos 'antimendigo' em São JoséDefensoria Pública promete acionar a Justiça contra lei 'antimendigo'

“Quem achar que a pessoa dormir no banco de praça é normal, é certo, essa pessoa está errada. Ninguém dorme no banco da praça porque gosta. Mas a gente, de maneira nenhuma, pensa em desamparar os moradores de rua. Pelo contrário, a gente está preocupado com eles”, defendeu-se.

"Já fiz um outro projeto para a prefeitura numerar os moradores e fazer um trabalho, um estudo. Estamos preocupados com o número crescente desses moradores de rua", completou.

Pressão

Após a repercussão do caso, a Defensoria Pública de São José ameaçou acionar a Justiça contra o projeto de lei, caso ele fosse aprovado. Para o órgão, o projeto fere uma série de resoluções dos direitos humanos.

O Meon tentou contato com o vereador nesta quarta-feira (17), mas, até o fechamento desta reportagem, o parlamentar não havia se manifestado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.