Após protestos de moradores, a Prefeitura de Jacareí decretou, na semana passada, o Quilombo Coração Valente como área de interesse social, o que é considerado pela comunidade um avanço na luta pela regularização da ocupação.
Desde outubro de 2018, as 250 famílias do quilombo ocupam a no bairro Bandeira Branca.
Além da decisão do prefeito Izaias Santana (PSDB), o ministro Luis Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou a suspensão dos despejos e reintegrações de posse de áreas urbanas e rurais até 30 de junho. A data prevista inicialmente, após ação impetrada pelo proprietário do imóvel, era o final de março.
A Prefeitura de Jacareí explicou que, uma vez que a área agora é de interesse público, o Poder Público poderá desapropriar o terreno e indenizar o proprietário do local.
Uma lei federal de 1962 regulamenta a desapropriação por interesse social, para fim de loteamento popular. Por se tratar de uma área em que diversas famílias já estão vivendo há mais de dois anos, o local já pode ser considerado uma área de interesse social.
“Após encerrado o procedimento de conciliação com o proprietário, em que será definido a forma de pagamento da indenização, a área será regularizada e receberá toda a infraestrutura necessária”, explicou a nota.
RMVale: Programa Trampolim SP oferece 4 vagas de emprego e 60 em cursos
Veja como se inscrever às vagas de emprego e cursos
PF apreende jet skis, carros de luxo e outros bens de Buzeira em condomínio em Igaratá
Influenciador foi preso em Operação Narco Bet
São Sebastião abre consulta pública sobre cobrança de Taxa Ambiental
Medida foi aprovada pela Câmara em setembro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.