Os moradores da ocupação Quilombo Coração Valente, de Jacareí, farão protesto nesta quinta-feira (17) contra a reintegração de posse do terreno que ocupam desde 2018. A manifestação faz parte da campanha nacional Despejo Zero, terá início às 14h no próprio terreno e percorrerá as principais ruas de Jacareí.
Também nesta quinta, representantes da comunidade, que é composta por 250 famílias, se reunirão com o prefeito Izaias Santana (PSDB), para cobrar a regularização da área via desapropriação do terreno.
Desde 2018, quando iniciaram a ocupação do terreno, as famílias sofrem tentativas de despejo. No começo de 2021, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a ocupação foi reconhecida como Aeis (Área Especial de Interesse Social) pela prefeitura de Jacareí. Graças à conquista, a área só poderá ser utilizada para projetos de construção de moradia popular.
Ainda assim, no mês passado, a Justiça de Jacareí ordenou a desocupação. O prazo para as famílias saírem termina no fim de abril.
Na reunião agendada com o prefeito, os advogados da ocupação exigirão que o processo de regularização seja acelerado, para que ocorra antes do prazo do despejo.
Os moradores do Quilombo Coração Valente se juntam aos quase meio milhão de brasileiros que podem ser despejados no país todo após 31 de março, data de validade da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que proíbe reintegrações de posse durante a pandemia.
Segundo a campanha, somente no estado de São Paulo, 40 mil famílias não têm certeza se terão casa para morar em abril.
MEC anuncia 6,7 mil novos cargos para universidades federais
Medida autoriza 1.200 vagas para professores efetivos
Jacareí recebe Selo Programa Bicicleta Brasil
Premiação é devido a ampliação de ciclovias de 3 km para 50 km
Metanol: prisões por venda irregular de bebidas chegam a 57 em SP
Veja balanço atualizado das investigações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.