Por João Pedro Teles Em RMVale

Após reclamações, empresa quer refazer grafiti apagado em Taubaté

Corretora recebeu críticas após apagar parte de obra em muro da cidade

ifi

Obra foi parcialmente apagada por propaganda da empresa

Reprodução/Facebook

Após gerar protestos ao apagar parte de um grafite na avenida Marechal Artur Costa, em Taubaté, a Corretora Rodrigo Camargo prometeu que irá rever sua posição. Por meio de um post em sua página no Facebook, publicado nesta quinta (22), a empresa afirma que o espaço receberá uma nova arte.

A polêmica começou na última terça-feira (20), quando uma postagem revelou que a arte foi apagada pela metade para que fosse colocada, em seu lugar, uma publicidade da corretora. A foto com o antes e o depois do muro, postada no Facebook no mesmo dia, foi compartilhada por cerca de 800 pessoas.

No post em que tenta se retratar com os moradores insatisfeitos, a corretora afirma que errou ao apagar o grafite. “Erramos ao tentar pintar a memória de uma cidade. Erramos ao fazer sobressair o marketing à arte. Erramos”, afirma.

Nossa ideia não é estragar a arte da cidade, revitalizaremos o local

Rodrigo Camargo Empresário

Proprietário da empresa, Rodrigo Camargo afirma que já entrou em contato com o artista que fez a o desenho para encontrar uma maneira de realizar uma nova arte no local.

“Vamos fazer essa arte novamente. Eu não sou formado em publicidade, quando aluguei, pedi para que a agência colocasse a propaganda. Quando a pintura começou, comecei a receber as reclamações. Mas nossa ideia não é estragar a arte da cidade, vamos estudar a melhor forma para revitalizar o local”, afirma.

Além das reclamações na internet, pessoas chegaram a tocar a campainha do prédio e reclamar pessoalmente com os funcionários da corretora.

Para o artista Felipe Rezende, o IFI, o barulho em torno do caso mostra como a arte pode ajudar as pessoas a se apropriarem de um espaço público e zelarem pela sua manutenção.

“Eu, quando olhei, fiquei surpreso. A gente sabe que a arte de rua tem sua efemeridade, não fica ali para sempre. Na verdade fiquei neutro, o menino estava ali quietinho, como se fosse uma tatuagem esquecida no centro urbano. Quando a pintura veio, é que tomei ciência de que a pintura já tinha virado um patrimônio para a cidade, e que as pessoas se apossaram e defenderam aquilo”, conta.

grafite_1

Grafiti antes da pintura do novo proprietário

Reprodução/Facebook

A ideia agora é de que o mesmo personagem, um menino de rua que dormia no chão, seja pintado de uma forma diferente, em cima do grafite antigo.

A legislação de Taubaté proíbe a publicidade em muros, como prevê o artigo 553. Entretanto, o artista ressalta que esta é uma lei que não “pegou” no município.

“Está no código de postura da cidade que é necessário um tamanho, proporção e volume para as propagandas. Acho que esta questão foi importante inclusive para levantar o questionamento sobre a que é de interesse coletivo e o tema da poluição visual”, afirma.

Leia MaisTerreno às margens da via Dutra cede após forte chuva em TaubatéFuncionaria morre atropelada na saída do Shopping Pátio Pinda Sistema anti-roubo dispara e assusta moradores da zona sul em São José
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.