Por Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 01 JUL 2020 - 12H27

Aulas presenciais devem voltar em setembro com 35% dos alunos, anuncia Governo de São Paulo

O plano para reabertura das escolas deverá seguir algumas regras entre elas o uso obrigatório de máscaras

Divulgação
Divulgação

Nesta quarta-feira (24), o Governo do Estado de São Paulo anunciou que a previsão para retorno das aulas presenciais é dia 8 de setembro. Contudo, o plano para reabertura das escolas deverá seguir algumas regras. As escolas receberão parte dos alunos e a outra parte continuará com as aulas em casa – dinâmica chamada de ‘ensino hibrido’. 

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa. O ‘Plano de Retorno da Educação’ será dividido em três fases, cada uma delas autoriza uma parcela de alunos que voltarão as aulas para que a retomada seja gradual. O cronograma é válido para escolas públicas e privadas, do ensino infantil ao superior.

Para que as aulas presenciais retornem será necessário que todas as regiões do estado estejam na fase amarela (etapa 3) do ‘Plano São Paulo’ por pelo menos 28 dias. Atualmente a RMVale está na fase laranja (etapa 2).

Caso isso aconteça, se iniciará a primeira fase de retorno no dia 8 de setembro. Porém, no primeiro momento, as escolas poderão receber até 35% da capacidade de alunos em aulas presenciais.

Na segunda fase, as escolas poderão receber até 70% da capacidade de alunos. Porém, para que essa fase seja adotada, mais de 60% das regiões do estado precisarão estar na fase verde (etapa 4) do Plano São Paulo por pelo menos 14 dias.

Para que as escolas recebam 100% dos alunos, será necessário que ao menos 80% das regiões do estado esteja na fase verde (etapa 4) do Plano São Paulo por pelo menos 14 dias.

No retorno das aulas presenciais, as escolas poderão receber parte dos alunos nas salas – os alunos que ficarão em casa receberão aulas remotas. Quem for para a escola precisará seguir as medidas de prevenção ao coronavírus.

Todas as pessoas que entrarem nas escolas precisarão usar máscaras obrigatoriamente – o Governo informou que vai distribuir o EPI. Dentro das salas e durante todo o período de aulas, os alunos e funcionários precisarão manter o distanciamento social de 1,5 metros.

A temperatura de todos os alunos será aferida antes de entrarem nas escolas. Todos os ambientes das instituições serão higienizados constantemente e os intervalos serão espaçados com horários especiais para não causarem aglomeração.

De acordo com o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, o plano prevê o acompanhamento e retomada pedagógica dos alunos. O Estado está avaliando também a possibilidade de disponibilizar o 4º ano do ensino médio de maneira opcional para alunos que desejarem reforçar o aprendizado e ter melhor preparo para o ensino superior.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.