Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 06 OUT 2020 - 11H05

Baleia é encontrada morta e em estado de decomposição na Praia das Toninhas em Ubatuba

Essa é a quarta vez em pouco mais de um mês que um animal dessa espécie é encontrado morto em praias da região

Diulgação/Instituto Argonauta
Diulgação/Instituto Argonauta
As causas das mortes variam, ainda assim o cansaço pode estar associado a todas elas


Uma baleia jubarte foi encontrada morta e em estado avançado de decomposição na tarde desta segunda-feira (5) em uma praia de Ubatuba. A causa da morte ainda deve ser investigada. Esse é o quarto caso de uma baleia que é encontrada morta em praias da região em pouco mais de um mês.

De acordo com o Instituto Argonauta, que monitora os animais marinhos da região, o animal foi encontrado por banhistas na Praia das Toninhas. Membros do instituto retiraram a baleia da praia e levaram para outro trecho, onde recolheram algumas partes da baleia para análise.

As causas da morte ainda devem ser investigadas, assim como a data que o animal morreu. Quando ele foi encontrado não havia marcas de lesões aparentes nem materiais humanos por perto, mas ainda assim nenhuma hipótese deve ser descartada.

O primeiro caso da temporada aconteceu no dia 31 de agosto, quando o filhote de uma baleia jubarte foi encontrada morta em uma praia de São Sebastião. O segundo aconteceu apenas dois dias depois, no dia 2 de setembro, quando uma jubarte juvenil foi encontrada morta e em decomposição na Praia da Boracéia, também em São Sebastião. O terceiro caso foi registrado em 29 de setembro, quando um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto e enrolado em uma rede de pesca na Praia da Armação, em Ilhabela.

As causas das mortes variam, ainda assim o cansaço pode estar associado a todas elas.

Em nota, o Instituto Argonauta informou que “geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas, e por isso são avistadas na região do Litoral Norte – um dos caminhos da sua longa trajetória”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.