Por Meon Em RMVale

Baleia-jubarte é encontrada morta enroscada em rede de pesca em Ilhabela

Só neste ano, nove baleias já foram encontradas mortas no Litoral Norte


Uma baleia-jubarte juvenil foi encontrada morta enroscada em uma rede de pesca, entre as praias das Anchovas e Indaiaúba, em Ilhabela, nesta terça-feira (10).

Segundo o Instituto Argonauta, o animal tinha cerca de 8 metros e foi encontrada pela manhã, boiando, com pedaços de rede presos à carcaça, o que pode ter sido a causa da sua morte. A equipe do instituto foi avisada da ocorrência por pescadores da praia do Bonete.

O animal foi rebocado e encalhado em costão próximo à praia de Anchovas. Esse procedimento é realizado pelo Instituto Argonauta como alternativa para a correta destinação da carcaça, longe da população, onde poderá se decompor naturalmente, completando o ciclo de nutrientes necessário para o ambiente. Foram coletadas para análise amostras de gordura, pele e músculo do animal.

Acidentes com rede de pesca

Estas interações entre baleias e petrechos de pesca acontecem de forma acidental e estão sendo observadas em maior número ultimamente pelo instituto.

As baleias-jubarte são animais migratórios, que durante o inverno e a primavera se deslocam até as águas mais quentes para se reproduzir. Na região, a migração coincide com a época de captura de peixes, como a tainha e a sororoca, quando é realizado o tipo de pesca com redes de espera.

Assim, as capturas acidentais de espécies que não seriam alvo, como as baleias, têm se tornado mais frequente e em alguns casos, fatal.

Só neste ano, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta registrou a ocorrência de nove baleias-jubarte mortas na região, nas cidades de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.

Ao encontrar uma baleia viva em rede de pesca, é importante que seja acionada uma equipe especializada, pois a operação de desemalhar uma baleia pode ser muito perigosa, tanto para as pessoas quanto para o animal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.