Existem oito organizações para observ...maisExistem oito organizações para observar as baleias na regiãomenos As organizações atuam em conjuntomaisAs organizações atuam em conjuntomenos É o segundo registro da espécie em me...maisÉ o segundo registro da espécie em menos de um mêsmenos As jubartes podem chegar a 16 metros ...maisAs jubartes podem chegar a 16 metros de comprimentomenos As baleias jubarte podem pesar até 40...maisAs baleias jubarte podem pesar até 40 toneladasmenos A baleia avistada era jovemmaisA baleia avistada era jovemmenos Elas saem de zonas polares para o arq...maisElas saem de zonas polares para o arquipélago de Abrolhos, na Bahiamenos Elas migram para se reproduzirmaisElas migram para se reproduzirmenos
1/8
- Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
- Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
- Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
- Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
- Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
- Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
- Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
- Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia a Vista
Uma baleia jubarte foi vista entre o canal de São Sebastião e o sul de Ilhabela nesta terça-feira (12) por pesquisadores do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Instituto Argonauta. Era uma baleia jovem, que estava migrando do sul para o norte, onde elas se reproduzem. Outra baleia da mesma espécie foi avistada na região no final de abril.
De acordo com a bióloga e coordenadora técnica Instituto Argonauta, Carla Barbosa, a baleia estava migrando do sul para o norte, para se reproduzir. “As Baleias Jubartes passam o verão em águas polares, no período de alimentação e durante o inverno migram para águas tropicais e subtropicais para reprodução”. Informa a bióloga.
Ainda de acordo com ela a presença desses animais será frequente nesse período. “Elas migram para essas áreas mais quentes a partir de maio e permanecem até outubro e novembro, quando retornam para as áreas de alimentação”. Afirma Carla.
Júlio Cardoso, fundador do projeto Baleia a Vista e também contou como foi avistar o animal. “A jubarte era juvenil e muito energética, fazendo saltos e batidas de cauda em sequencia todo o tempo. Ela veio descendo para o sul, foi avistada de novo em frente a praia do Curral. Ela continuou indo para o Sul, ficou em frente da área do Cambaquara”. Conta Júlio.
Por causa disso, a notícia é animadora para os biólogos e principalmente para a vida marinha. A baleia avistada é jovem e por isso acredita-se que tenham mais da mesma espécie chegando a região. Por ser jovem ela nada mais rápido que as outras, sendo assim chegou mais rápido a região.
A região conta com aproximadamente oito organizações que atuam em conjunto para monitorar as baleias e golfinhos no Litoral Norte. A observação destes animais existe há 16 anos, mas atualmente está um pouco prejudicada, já que a Prefeitura de Ilhabela proibiu o funcionamento das marinas da cidade, que auxiliam com a observação em alto mar pelos barcos. Ainda assim, com os projetos integrados, existem observadores na costa de São Sebastião e nos dois lados de Ilhabela.
Somente no ano passado, foram verificadas mais de 350 baleias jubartes que passaram pela região. Os projetos conseguiram fotografar 100 para registro e, comparando as fotos com os registros de anos anteriores, já foram flagradas cinco baleias que voltam a região. Ainda assim as fotos continuam sendo analisadas, para verificar quantas estão passando pela região.
A baleia avistada nesta terça-feira (12) tinha cerca de 9 metros de comprimento, mas elas podem chegar a até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas quando adultas. Esses animais se alimentam majoritariamente de pequenos peixes e crustáceos. Elas se localizam por sons, que podem ser ouvidos por outras baleias até 3 mil km de distância.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.