Por Moisés Rosa Em RMVale

Bancários da RMVale encerram greve e 340 agências abrem nesta terça-feira

20140929_greve_bancarios_flavio_pereira_8_de_13

Bancários encerram greve; Caixa na região de Guará continua fechada

Flávio Pereira/Meon

Depois de seis dias em greve, os bancários do Vale do Paraíba e Litoral Norte aprovaram, em assembleia na noite desta segunda-feira (6), o fim da greve e o retorno ao trabalho nas 340 agências na RMVale. Apenas na região de Guaratinguetá os bancários da Caixa Econômica Federal decidiram não aceitar as propostas e manter a greve em dez agências.

Os demais bancários aceitaram proposta de reajuste de 8,5% para os salários, aumento de 12,2% no vale-refeição, 8,5% na parcela fixa do PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e 9% no piso para a categoria, seguindo recomendação do comando nacional da greve da categoria. De acordo com o Sindicato dos Bancários, de São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá, as atividades vão retornar normalmente logo pela manhã nas agências.

"Decidimos durante a assembleia que as propostas contemplam as reivindicações feitas pelos trabalhadores. Todos os bancários decidiram pelo retorno ao trabalho, com a garantia do ganho real da classe e a contratação de 1 mil funcionários para o Banco do Brasil, pois os funcionários estão sobrecarregados", afirma o diretor do Sindicato dos Bancários de Taubaté, Luiz Antônio da Silva.

"Realizamos a assembleia e a maioria dos bancários concordaram com as propostas, se baseando nas indicações do comando nacional. Apenas 160 bancários não aceitaram retornar às atividades e vão continuar em greve, por tempo indeterminado", comenta José Roberto Teixeira, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá.

Em São José dos Campos, a aceitação das propostas também foi acompanhada pelos 3.131 mil bancários da base joseense. No sindicato, que abrange 13 cidades da região, os atendimentos vão estar normalizados nas 180 agências bancárias. Nos últimos seis dias, foram afetadas as atividades dos bancos: Banco do Brasil, BNC, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, Safra e Santander Real. Por meio da assessoria de imprensa, o sindicato de São José confirmou a aprovação das propostas.

Histórico
A greve foi aprovada na noite de 29 de setembro. Entre as reivindicações da categoria estavam reajuste salarial de 12,5%, com a recomposição da inflação medida pelo INPC e aumento real de 5,8%, elevando o piso salarial a R$ 2.979,25. No ano passado, os bancários promoveram uma greve nacional de 23 dias, e a categoria somente retomou as atividades após um reajuste de 8%, o que representou um ganho real de 1,82%.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.