Caep será subordinado ao 3º Baep, de São José dos Campos
Bruno Castilho/Meon
A Companhia de Ações Especiais da Polícia Militar, conhecida como Caep, foi inaugurada oficialmente na tarde deste sábado (29) em um evento no 5º Batalhão da Polícia, em Taubaté.
Ao todo, mais de 100 policiais, que receberam treinamentos especiais durante cinco meses, vão compor a companhia que faz parte do 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia), com sede em São José dos Campos.
O evento contou com a participação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), do prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), de deputados federais e estaduais e prefeitos de algumas cidades da RMVale.
De acordo com João Doria, o foco é reduzir os índices de criminalidade no Vale, principalmente os homicídios.
"Nós tínhamos aqui o índice de 25 homicídios por 100 mil habitantes. Já reduzimos para 13 e a nossa meta é chegar a dez até o final do ano. E gradualmente, avançar até trabalhar com apenas um dígito. Esse é o padrão que queremos chegar aqui no Vale do Paraíba", disse.
"Mas a população não fica presa a índice, ela quer ver polícia na rua, ela quer ver polícia na rua para se sentir mais segura para ir ao trabalho, ter o seu lazer, caminhar nas ruas, ir aos parques e se sentir numa cidade e estado seguros", completou o governador.
Durante discurso, Ortiz Junior também lembrou que o principal objetivo com a implantação do Caep em Taubaté é a redução do número de homicídios. Segundo o prefeito, essa tarefa passa pelo combate ao tráfico de drogas.
"Nosso problema é o traficante e nós precisamos combater com enfrentamento. Agora, Taubaté vai conseguir fazer o enfrentamento do tráfico de drogas e eu tenho certeza que nós vamos baixar o número de homicídios na cidade", afirmou.
Efetivo
A companhia recém-inaugurada vai contar com 16 viaturas, canil e também 10 cavalos para ação da cavalaria em ocorrências que envolva grande aglomeração de pessoas. Os policiais que compõem o Caep foram remanejados de outras regiões para atuarem nas 39 cidades da RMVale.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.