Em comemoração aos 64 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Camerata Joseense fará uma apresentação especial com a participação do solista Rodrigo de Oliveira, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Restrito a colaboradores da instituição, o evento será no dia 4 de agosto (segunda-feira), às 20 horas, na sede da instituição, em São José dos Campos (SP).
Rodrigo de Oliveira é um violinista com performances destacadas pelo nível técnico e artístico, interpretando obras assinadas por diversos compositores em violino solo com orquestra.
A Camerata Joseense é uma iniciativa do Instituto AFAM, dedicado ao apoio e à formação artística musical em São José dos Campos.
O concerto apresentará "As [incertas] Quatro Estações (Compostas pela Humanidade)", obra descrita como uma experiência que reúne música e ciência, voltada à sensibilização pública sobre a crise climática.
Programação
No dia 7 de agosto (quinta-feira), às 10 horas, será realizada uma solenidade para homenagear servidores que, em 2025, completam 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de trabalho dedicados ao INPE. Também está prevista uma homenagem aos servidores que se aposentaram em 2024. O evento contará com a presença de autoridades locais e nacionais, representantes da indústria espacial e de instituições públicas e privadas de ciência e tecnologia.
Uma missa abre a programação de aniversário na manhã de segunda-feira, no dia 4. No decorrer da semana, até 8 de agosto, o INPE promoverá atividades esportivas e culturais, como caminhada, corrida, recitação de poesias, apresentações musicais e mostra fotográfica.
Haverá uma mesa redonda sobre organização e arquivos pessoais e, também, uma palestra que abordará a felicidade no ambiente de trabalho, apresentando caminhos para o bem-estar e o sentido no ambiente profissional.
História
No dia 3 de agosto de 1961, o então presidente Jânio Quadros assinou um decreto criando o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), que deu origem ao INPE, instituição que atua nas áreas de observação da Terra, meteorologia e mudanças climáticas, engenharia espacial, ciências espaciais e atmosféricas.
O INPE constrói satélites para a produção de dados sobre o planeta Terra e, ainda, desenvolve as pesquisas para transformar esses dados em conhecimento, produtos e serviços para a sociedade brasileira e mundial. O Instituto transfere tecnologia, fomentando a capacitação da indústria espacial brasileira e o desenvolvimento de um setor nacional de prestação de serviços especializados no campo espacial.
Em 64 anos, o Instituto se tornou referência em ciência, tecnologia e inovação do Brasil, atuando para a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas, que se beneficiam do mapeamento de áreas suscetíveis às mudanças climáticas e do monitoramento do meio ambiente, entre outros diversificados produtos e serviços.
Serviço
Evento: Apresentação da Camerata Joseense
Local: INPE – Avenida dos Astronautas, 1.758. Jardim da Granja. São José dos Campos.
Data: 4 de agosto (segunda-feira)
Horário: 20 horas
São José vence e garante melhor campanha do grupo na Copa Paulista
Águia fez 3 a 1 no Santo André
Banco de Alimentos de Caraguá dobra doações
Foram distribuídos mais de 1,6 tonelada a entidades sociais
Vôlei São José estreia na Superliga Feminina C
Equipe terá patrocínio da Univap e estreia segunda (4)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.