RMVale

Carros de App protestam contra PL de Regulamentação

Protesto aconteceu em SJC e Caraguatatuba

Escrito por Meon

26 MAR 2024 - 16H17 (Atualizada em 26 MAR 2024 - 16H28)

Reprodução

Nesta terça-feira (25), motoristas de aplicativo de São José dos Campos  e Caraguatatuba, uniram-se em protesto contra um projeto de lei que visa regulamentar a profissão. Em São José dos Campos, uma carreata tomou o Anel Viário, ocupando uma das faixas e causando lentidão no trânsito da Avenida Teotônio Vilella, na região central da cidade.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A manifestação em Caraguatatuba percorreu a Avenida da Praia, entre o Porto Novo e o Camaroeiro.

O projeto em discussão, enviado pelo Governo Federal ao Congresso e ao Senado, propõe a criação da categoria do trabalhador autônomo por plataforma, mantendo os motoristas sem vínculo de emprego e sem exclusividade com os aplicativos de transporte de passageiros.

Entre os pontos de discordância da categoria em relação ao projeto, destaca-se o valor proposto para pagamento por hora de trabalho, estipulado em R$ 32,10, dos quais R$ 24,07 seriam destinados a cobrir despesas com internet do celular, combustível, manutenção do veículo, seguro e impostos.

Reprodução
Reprodução


Além disso, o projeto estabelece uma jornada máxima de trabalho de até 12 horas por dia, somando todas as jornadas em todos os aplicativos, e cria regras específicas de contribuição para a previdência social. Os motoristas deverão recolher 7,5% do salário de contribuição, enquanto as empresas deverão contribuir com 20%.

Embora o projeto preveja benefícios como a garantia de direitos previdenciários para os trabalhadores, a categoria expressa preocupação com as condições de trabalho e a remuneração proposta, buscando um diálogo mais amplo e uma revisão dos pontos considerados prejudiciais.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.