Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Casal de Guaratinguetá lança o primeiro Tuk Tuk da RMVale

Veículo tradicional na Ásia faz transporte de passageiros na região

Casal de Guará lança o primeiro Tuk Tuk da RMVale (Divulgação/Mahlu Tuk Tuk)

Tuk Tuk realiza viagens particulares em Guaratinguetá

Divulgação/Mahlú Tuk Tuk

Uma boa ideia que veio de longe. Luiz Carlos da Silva, 46 anos, e Maíra Oliveira, 34 anos, investiram no primeiro Tuk Tuk da RMVale, realizando viagens particulares para moradores de Guaratinguetá. O veículo, um triciclo motorizado popular em países da Ásia, entrou em operação oficialmente no dia 7 de novembro, após uma liminar judicial autorizando o seu uso, que sobrepõe uma proibição da Secretaria de Transportes de Guará.

Juntos há 12 anos, o casal vivia do trabalho de Luiz como motorista de um caminhão de carga para uma empresa de São José dos Campos, mas em um período de crise, a família acreditou no novo investimento. "Eu trabalhava com distribuição, e durante uma viagem para Ribeirão Preto, conheci esse serviço que é muito utilizado naquela região. Já no dia 10 vendi o caminhão e em pouco mais de dois meses estava com o Tuk Tuk pronto", conta Luiz.

O marido é o motorista do Tuk Tuk, enquanto Maíra fica no atendimento administrativo, agendando as viagens e recebendo os pedidos de corrida. O veículo trafegou pelas ruas de Guará apenas três dias em agosto, e depois a prefeitura barrou o negócio, alegando não se tratar de um moto táxi e nem de um táxi, não podendo oferecer serviço.

"A equipe de trânsito da Prefeitura de Guará entrou em contato, falando que o nosso veículo não se adequava às normas para oferecer o serviço de transporte de passageiros por se tratar de um triciclo e não uma moto ou um táxi. Começamos a trabalhar em 16 de agosto, mas antes de completar três dias já tivemos que parar. Somente após três meses, a Justiça nos autorizou a trabalhar, mas a prefeitura ainda pode recorrer. Vamos lutar agora para que o municipio legalize o Tuk Tuk como novo modelo de transporte de passageiros na cidade", explica Luiz

"Nosso atendimento é semelhante ao Uber, fazemos viagens particulares através dos pedidos. Não buscamos passageiros em ponto de ônibus ou táxi, o nosso serviço é diferente e não interfere no trabalho dos transportes coletivos", explica Maíra.

Tuk Tuk em Aparecida
A novidade já está alcançando outras cidades. O Tuk Tuk do Luiz e da Maíra está atendendo aos moradores e turistas de Aparecida aos fins de semana e feriados de novembro. Segundo o casal, o convite foi feito por vereadores que buscam novas alternativas de transporte na cidade. "Estamos prestando um serviço que possa substituir as charretes, fazendo um trajeto fixo da frente da Basílica até o porto do Itaguaçu. É uma sugestão em fase de teste aos charreteiros, que acontece só em novembro", explica Luiz.

Cultura
O triciclo com uma cabine é um veículo tradicional nas cidades do sul e sudeste da Ásia, em países como India e Tailândia. Eles são utilizados para transporte de passageiros e mercadorias, com modelos a motor, pedais e tração humana.

Países europeus, como Portugal, adotaram o veículo como transporte turístico, realizando roteiros pelos principais cartões postais das cidades.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.