RMVale

Cavex de Taubaté envia helicópteros para resgate de vítimas no RS

Seis aeronaves auxiliam nas operações

Escrito por Meon

03 MAI 2024 - 10H47 (Atualizada em 03 MAI 2024 - 11H40)

Reprodução

O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) de Taubaté, no estado de São Paulo, enviou nesta sexta-feira (3) mais três helicópteros para auxiliar na operação de resgate de vítimas do temporal que atinge o Rio Grande do Sul.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Desde segunda-feira (29), as chuvas no Sul do país já causaram 32 mortes, deixaram 74 pessoas desaparecidas e obrigaram 24,2 mil pessoas a deixarem suas casas. Os helicópteros se juntaram a outras três aeronaves do CAvEx que já estão auxiliando nas cidades afetadas pelas chuvas.

Todos essas aeronaves fazem parte da Operação Taquari 2, cujo objetivo é colaborar com as forças de segurança locais e resgatar vítimas das chuvas que atingem o estado.

Nesta sexta-feira (3), três helicópteros de modelos diferentes partiram do interior de São Paulo: um Fennec, um Jaguar e um Cougar. Os dois últimos são modelos de grande porte, com capacidade para aproximadamente 30 pessoas no total.

Um total de 38 militares do Comando de Aviação do Exército estão envolvidos na operação no Sul.

Na quinta-feira (2), outro helicóptero da CAvEx, também do modelo Fennec, partiu de Taubaté em direção ao Rio Grande do Sul. Este modelo é utilizado para reconhecimento de áreas atingidas e localização de vítimas, equipado com uma câmera chamada 'Olho da Águia', instalada na parte inferior, utilizada para captar imagens.

Os dois primeiros helicópteros, do modelo Pantera K2, chegaram na quarta-feira (2) com uma tripulação de 16 militares, incluindo membros do grupo de Busca e Salvamento da Aviação do Exército. Eles estiveram envolvidos na busca por pessoas isoladas, auxiliando na localização de desaparecidos e no resgate de vítimas.

Os helicópteros estão equipados com Óculos de Visão Noturna (OVNs), o que permite operações de busca durante o dia e a noite, incluindo voos com pouca luminosidade e pousos em áreas não preparadas.

Até o momento, as chuvas no Rio Grande do Sul já resultaram em 32 mortes, 74 desaparecidos e 56 feridos. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 24,2 mil pessoas estão deslocadas, sendo 7.165 em abrigos e 17.087 desalojadas, além de afetar 235 dos 496 municípios do estado, impactando 351,6 mil pessoas.)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.