Por Do Meon Em RMVale

Cemaden de São José vai monitorar riscos de deslizamentos em Salvador

Órgão já instalou sensores em outras seis cidades do país

20140703_deslizamentoemnatal_ebc

Cemaden vai monitorar áreas de risco de deslizamentos

Divulgação/EBC

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) de São José dos Campos vai instalar na próxima semana sensores geotécnicos para monitorar áreas de riscos de deslizamentos em Salvador (BA). De acordo com o órgão, vinculado ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), os equipamentos irão complementar os dados e informações da rede observacional de monitoramento.

Os sensores, denominados de ETR (Estação Total Robotizada), fazem parte do projeto do Cemaden/MCTI sobre Monitoramento de Morros para Prevenção de Deslizamentos para acompanhar, com maior precisão, a movimentação de terra em morros e encostas nas áreas de riscos de deslizamentos. Os equipamentos estão sendo instalados em áreas vulneráveis a deslizamentos em nove cidades do país.

A ETR em Salvador será instalada na sede do Hospital do Segundo Distrito Naval, no Bairro do Comércio. Também serão instalados 100 prismas nos morros e encostas nas áreas vulneráveis a deslizamentos da comunidade Santo Antonio Além do Carmo, localizada na parte posterior ao hospital.

De acordo com o Cemaden, os equipamentos permitirão estudar e identificar os momentos preliminares e críticos que antecedem o deslizamento, de forma a obter dados com maior confiabilidade para a emissão de alertas de riscos de deslizamentos.

O órgão de São José dos Campos já instalou ETRs em Mauá e Santos, no Estado de São Paulo, Blumenau, em Santa Catarina, e em Petrópolis, Nova Friburgo e Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. As próximas cidades a receberem os sensores geotécnicos são Recife, Pernambuco e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Ainda segundo o Cemaden, a seleção das cidades foi feita com bases no histórico de desastres naturais e de seus impactos sociais e econômicos da região. "A escolha da ordem de instalação dos equipamentos nos municípios foi dada pelo fator climático de cada região (período chuvoso – iniciando pelo Sudeste, Sul e Nordeste)", informa em nota.

Em Salvador, o pesquisador do Cemaden, engenheiro Rodolfo Mendes, visitará as áreas vulneráveis da comunidade Santo Antonio, definindo os locais onde serão instalados os prismas, em parceria com a Defesa Civil da capital baiana.

Após a instalação, configuração e ajustes técnicos dos sensores, a transmissão de dados é feita ao Cemaden de São José.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.