Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Cemitério de Caçapava recebe mais de 2 mil pessoas no feriado

Famílias mantêm tradição de limpar túmulos e orar pelos mortos

Um dia para recordar das pessoas que se foram, mas permanecem presentes na memória, acender velas como representação da luz da Fé e de orar para confortar a dor da saudade. O dia 2 de novembro, feriado de Finados, celebrado nesta quinta-feira ensolarada, leva milhares de pessoas, de todas as crenças, aos cemitérios para um momento pessoal, com a certeza do fim da vida.

Leia MaisDutra tem mais de 10 Km de trânsito entre Taubaté e CaçapavaSem programa para o feriado? Confira algumas dicas de atrações culturaisComerciantes relatam aumento de roubos no Interlagos, em São José

"O dia de finados é muito importante pra gente lembrar os entes queridos. Se a gente não vier o coração não se acalma. A visita ao cemitério é uma coisa que já vem de família. Eu vinha desde criança com os meus pais e hoje estou aqui com minha filha, meu genro e meus netos", conta Maria Aparecida Nogueira, de 61 anos.

Memória
O Cemitério Municipal de Caçapava recebeu mais de duas mil pessoas durante a manhã. Os visitantes se dividiam em procurar e cuidar de túmulos de parentes e amigos, ofertar flores e velas ao monumento de Nossa Senhora Aparecida e resguardar alguns minutos para adentrar a capela central e rezar.

Ao observar o entorno, seja no cemitério de Caçapava ou em tantos outros, é notável semelhantes situações, como o som do choro daqueles que ainda não compreenderam o fim, as crianças questionando o costumes religiosos e aprendendo as crenças, o ouvir das histórias de famílias e das despedidas, além do contemplamento dos túmulos famosos e daqueles que se assemelham a grandes obras de arte.

"Nós, católicos, já temos esse costume e tradição de vir ao cemitério e trazer flor, vela e rezar o terço. Venho aqui pelos meus parentes e pela minha família que já está aqui", afirma Maria Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.