Por Meon Em RMVale

Cetesb alerta aparecimento de microalgas no mar do Litoral Norte

Banhista pode sofrer irritação na pele ao entrar em contato com organismos

microalgas litoral norte

Presença de microalgas no mar pode ser vista em Caraguatatuba

José Jorge/Cetesb/Divulgação

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) alerta os banhistas do Litoral Norte para o aparecimento de microalgas no mar, identificadas por manchas marrom avermelhadas na água.

A maior concentração foi detectada na costa entre Caraguatatuba e Ubatuba. A CETESB pede cautela à população e turistas, pois mesmo em praias consideradas próprias para o banho, não é aconselhável entrar em contato com os organismos, pois em alta densidades, podem provocar irritação à pele.

Em Caraguatatuba, o monitoramento feito pelo CETESB nesta quinta-feira (7), constatou floração de microalgas nas praias de Massaguaçu, Martin de Sá e Prainha.

Na praia de Massaguaçu, a floração está bem nítida e acompanhando toda a costa. Durante o monitoramento, os organismos foram vistos em uma faixa do mar afastada da areia.

A ocorrência é um fenômeno natural, cuja movimentação depende das condições atmosféricas e principalmente das correntes marítimas.

Também tem sido observada a presença de elevadas densidades de microalgas do grupo diatomáceas, na Baixada Santista e Litoral Sul.

Algas litoral norte

As microalgas podem ser identificadas como manchas marrom avermelhadas na água

José Jorge/Cetesb/Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.