Por Mara Cirino Em RMVale

Chuva prejudica abastecimento de água em Ilhabela

Município sofre com falta d´água desde a virada do Ano

vista_geral_de_ilhabela_foto_prefeitura_divulgacao

Vista geral da cidade que está sofrendo com a falta de água desde o fim do ano

Divulgação/Prefeitura de Ilhabela 

A forte chuva registrada na madrugada deste sábado (5) prejudicou ainda mais o abastecimento de água em Ilhabela. A confirmação foi feita pela Sabesp, concessionária do serviço no município. Foram 60 milímetros em duas horas, o equivalente a 60 litros por metro quadrado, que prejudicou a qualidade da água do principal manancial do município, o Água Branca.

Leia MaisPane em sistema da Sabesp deixa Ilhabela sem água por 12 horasEspera para travessia de balsa em Ilhabela chega a 2h neste sábado

Isso provocou baixas no sistema de produção e distribuição de água tratada. Deste a Virada do Ano o abastecimento de agua estava comprometido no município por conta do alto consumo. As reclamações são constantes, principalmente nas redes sociais, onde os usuários apontam situações constrangedoras.

“A gente trabalha o dia todo, chega cansado em casa e não tem água pra tomar banho. Tem que ir na cachoeira porque com um calor infernal deste não como ficar sem banho. Falta de respeito com a população”’, sintetizou o morador Junior Ciarnicoli

De acordo com a Sabesp, o sistema Água Branca estava praticamente recuperado, mas foi afetado novamente. “A situação em Ilhabela é crítica, pois os mananciais estão todos com os parâmetros de cor e turbidez elevados, sendo necessário paralisar o tratamento”, disse a Sabesp.

O alerta é que neste momento os reservatórios ainda conseguem abastecer os imóveis das áreas inferiores e planas de Ilhabela, mas os imóveis localizados em cotas mais elevada deverão sofrer com baixa pressão e possível desabastecimento.

“A empresa está com oito caminhões pipas para atender as emergências, dando prioridade às instituições públicas, como hospital e postos de saúde”.

O uso racional da água é a principal orientação. Ocorrências devem ser comunicadas à Central de Atendimento ao Público pelo telefone 0800-0550195, a ligação é gratuita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mara Cirino, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.