RMVale

Cidade de Roseira inaugura primeira usina solar flutuante do país

Complexo terá 1.852 painéis fotovoltaicos que geram 1 Megawatt

Escrito por Meon

24 NOV 2023 - 10H09 (Atualizada em 24 NOV 2023 - 10H49)

Igor Imediato/AMVALE

Aproveitar a área da mineração para gerar energia limpa. O projeto, alinhado com a estratégia de incentivo à transição energética e à mineração sustentável da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), tornou-se realidade, nesta quarta-feira (22), com a inauguração de uma usina fotovoltaica flutuante no município de Roseira, na RMVale.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Pioneira na América do Sul, a usina aproveita um lago formado em uma cava exaurida – quando a área outorgada para exploração de um mineral não tem mais viabilidade – para abrigar uma usina solar flutuante. Ao todo, são 1.852 painéis fotovoltaicos que geram 1 MW, o suficiente para suprir a demanda de 1,5 mil casas, ocupando apenas 8 mil m² do espelho d’água. A cava exaurida ocupa 200 mil m².

"A Usina AB Sol Energias Renováveis é um ótimo exemplo que integra transição energética e mineração sustentável, o que buscamos promover por meio das políticas públicas na Semil: estimular o aproveitamento de bens minerais, gerar emprego e renda para a população e mitigar o impacto local da mineração com o uso inédito de uma cava exaurida para gerar energia limpa", comemora a subsecretária de Energia e Mineração da Semil, Marisa Barros.

Fruto de uma parceria do Grupo AB Areias com a agência de fomento paulista Desenvolve SP, a Usina AB Sol Energias Renováveis é um projeto alavancado com recursos financeiros do estado de São Paulo, que contribuirá com a autossuficiência energética de uma das plantas de mineração em operação do grupo. O investimento foi de R$ 5,3 milhões, sendo 80% oriundos da Desenvolve SP na forma de financiamento.

“Esse projeto é pioneiro para a indústria mineral de agregados no Brasil e servirá como portfólio para ser apresentado ao mercado consumidor de energia da Região do Vale do Paraíba e de todo o Estado de São Paulo, como alternativa para geração de energia renovável”, afirma o presidente do Grupo AB Areias, Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio.

Igor Imediato/AMVALE
Igor Imediato/AMVALE
Inauguração da Usina


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...