O recorde de inscrições é da capital paulista, seguida por Rio de Janeiro
Marcos Santos
O vestibular do ITA ( Instituto Tecnológico de Aeronáutica) começou nesta terça-feira (13) e vai até o dia 16 de dezembro. A primeira prova aplicada foi a de Física.
Conhecida por ser uma das provas mais difíceis de Engenharia no país, em 2016 as vagas disponíveis foram reduzidas de 140 para 110. Foram 12.484 candidatos inscritos, 3.163 são treineiros.
O vestibular está sendo realizado em 23 cidades: Belém, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande, Rio de Janeiro, Cuiabá, Curitiba, São José do Rio Preto, Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Paulo, Juiz de Fora, Teresina, Londrina, Vitória, Manaus e São José dos Campos.
O recorde de inscrições é da capital paulista (1.880), seguida por Rio de Janeiro (1.255) e Fortaleza (1.090). Os dois cursos mais procurados são Engenharia Aeronáutica (24%) e Engenharia Aeroespacial (21%).
Procedência Escolar
Entre os candidatos inscritos, a porcentagem aproximada foi de 29% para escolas estaduais, 9% para escolas federais, 1% para escolas municipais e 61% para escolas particulares. Cerca de 24% fizeram curso preparatório, o que tem uma explicação. “Pode-se dizer que um bom aluno que completou o Ensino Médio, sem uma preparação específica, teria condições de fazer 50 a 60% da prova. Por isso, são poucos os aprovados diretamente do 3º Ano do Ensino Médio ou que estudam sozinhos em casa”, afirma Thiago Cardoso da Costa, coordenador da Turma ITA do Curso Poliedro.
A prova
O vestibular do ITA é bastante peculiar, sem modelo similar no Brasil. “Trata-se de um concurso com altíssimo grau de exigência, realizado em fase única com a duração de quatro dias, com provas das disciplinas Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa”, diz Costa.
A divulgação da relação dos candidatos classificados vai ser divulgada no site da instituição no dia 30 de dezembro. Os candidatos habilitados receberão, individualmente, comunicação por carta registrada e telefone.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.