Você já ouviu falar dos cinco passos que salvam vidas? Isso nada mais é que uma técnica de massagem cardíaca, um procedimento simples, que qualquer pessoa pode fazer e aumentar as chances de sobrevivência das vítimas de paradas cardiorrespiratória.
Nos hospitais Antoninho da Rocha Marmo e Pio 12, em São José dos Campos, até os funcionários da recepção, segurança e da administração, recebem treinamento de como agir caso um paciente desmaie perto deles.
"Se uma pessoa cair ou desmaiar perto de você, não dá tempo de pensar se é ou não uma parada cardiorrespiratória. Em cada minuto sem socorro, essa pessoa perde 10% de chances de sobreviver. Se quem estiver perto souber os cinco passos, aumentam as chances de salvar aquela pessoa", explica Fabrício Marques Moreira, enfermeiro do setor de educação permanente dos dois hospitais.
Para explicar os cinco passos, os grupos de funcionários administrativos aprenderam o que muitos profissionais da saúde já sabem na prática e, pela primeira vez, sentiram a emoção de saber como salvar uma vida.
"Perdi meu tio por problemas do coração há menos de um mês. Hoje eu saberia o que fazer. O que aprendi aqui já ensinei para minha filha e vou multiplicar para quantas pessoas puder. É importante saber o que fazer", relata a secretária Simone Regina Rodrigues, 33 anos.
Cinco Passos
Ao Meon, o enfermeiro Moreira explicou como funciona o procedimento enquanto se aguarda o serviço de resgate. "Essa técnica é tão simples e importante que deveria ser ensinada nas escolas para as crianças. Aqui, no hospital Antoninho, estamos preparando um projeto para ensinar cada vez mais pessoas como funciona os cinco passos."
1 - Ligue para a Emergência no 192 ou 193;
2 - Coloque as duas mãos no meio do tórax;
3 - Comprima forte e rápido (200 vezes em dois minutos);
4 - Pare e verifique a pulsação a cada dois minutos;
5 - Continue a fazer os procedimentos 2, 3 e 4 até o socorro chegar.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.