RMVale

Começa Campanha Novembro Azul em São José dos Campos

Veja como vai funcionar a conscientização no município

Escrito por Meon

02 NOV 2023 - 13H26 (Atualizada em 02 NOV 2023 - 20H51)

Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou na quarta-feira (1º), a campanha Novembro Azul.

A Secretaria de Saúde preparou uma programação especial que será executada ao longo deste mês para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Até o próximo dia 30 de novembro, serão distribuídas nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e nas 5 USFs (Unidades de Saúde da Família) presentes em todas as regiões da cidade kits com flyers e materiais de conscientização. As unidades também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços azuis.

Em alusão à campanha, o laço azul inflável vai percorrer um circuito de lugares da cidade, com as equipes de profissionais da Saúde distribuindo materiais e conscientizando os munícipes.

No lançamento oficial do Novembro Azul nesta quarta (1º), o laço azul fica na sede da Secretaria de Saúde, no Parque Industrial, na região sul. De 5 a 10 de novembro, estará no Paço Municipal. Ações semelhantes serão desenvolvidas em parques e praças (veja programa completa abaixo).

Em outra frente de atuação para aumentar a divulgação da campanha, ao longo deste mês o Arco da Inovação estará iluminado de azul.

Prevenção

Ao longo de todo o ano, a Prefeitura de São José tem ampliado as ações com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de próstata garantindo, cada vez mais, acesso aos serviços de diagnóstico precoce e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.

A Prefeitura tem como programa da linha de cuidado da saúde do adulto o rastreamento de câncer de próstata através da dosagem anual de PSA (antígeno prostático específico) para todos os homens após os 50 anos. O objetivo é agilizar o diagnóstico dos pacientes com forte suspeita da doença.

Os identificados pelo exame de PSA colhido como rotina nas UBSs Resolve são encaminhados para biópsia de próstata pelo próprio médico da rede básica. Com isso, há maior chance de fazer o diagnóstico precoce do paciente com alto risco de apresentar a forma mais agressiva da doença.

Por meio do programa Saúde do Adulto/Idoso e do projeto Previna, a Prefeitura promove ações para conscientizar os munícipes, além de visitas às unidades básicas de saúde, com orientações sobre a importância do rastreamento de pacientes para o diagnóstico precoce.

Mais saúde

Para o diagnóstico precoce, basta um simples exame de sangue com a coleta de PSA para os homens acima de 50 anos e, caso necessário, uma avaliação com médico urologista. Esse check-up é muito importante antes mesmo dos sintomas aparecerem.

Apenas no primeiro semestre deste ano, foram realizados 17.399 exames. Em 2022 inteiro, foram 25.202. São José disponibiliza o exame de sangue com a coleta de PSA dentro do próprio mês solicitado, sem praticamente fila de espera.

O atendimento preventivo é feito em qualquer UBS Resolve. O paciente nem precisa passar em consulta médica. A enfermeira do acolhimento pode fazer o pedido de exame para todos os homens de 50 anos ou mais.

A consulta de enfermagem pode ser solicitada em qualquer unidade básica de saúde. As enfermeiras são capacitadas para dar orientações e fazer os exames.

É realizado, ainda, um trabalho contínuo, todos os dias, de acompanhamento de pacientes com câncer através do projeto Previna ((Programa de Prevenção ao Câncer).

Tudo isto facilita e dá rapidez ao atendimento, promovendo a detecção precoce de sinais da doença. No caso do câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.

Fique atento

Todas estas ações são necessárias, já que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

Com o decorrer do tempo, com o aumento da próstata, que se localiza sob a bexiga, pode surgir dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e aumento das micções (necessidade de urinar muitas vezes).

Serviço

Programação

Ação: Exposição do laço azul inflável, orientação à população e entrega de materiais de conscientização da campanha do Novembro Azul

De 5 a 10 de novembro: No Paço Municipal (rua José de Alencar, 123, na Vila Santa Luzia, na região central)

Dia 12 de novembro (domingo), das 8h às 12h:No Parque Vicentina Aranha (rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, na Vila Adyana, na região central)

Dia 22 de novembro (quarta-feira), das 8h às 22h: Na Praça do Sapo (avenida Marechal Floriano Peixoto, 47, no centro)

Dia 26 de novembro (domingo), das 8h às 12h: No Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...