Em 2021, o valor dos notebooks dispararam em 17% segundo levantamento do IDC Brasil, no entanto em 2022 os preços não reduziram, devido a uma questão global que é a crise dos semicondutores. Essa elevação fez com que investir em um notebook usado passasse a ser uma opção considerável.
No entanto, ainda que seja possível dispor dos melhores notebooks com valores mais atrativos, será que o investimento em um equipamento usado é uma boa opção?
Para sanar um pouco dessa dúvida e te auxiliar nesse momento de decisão, elencamos abaixo os prós e contras de contar com um notebook usado, confira:
1. Vida útil dos componentes - Assim como quaisquer outros dispositivos eletrônicos, ainda que você opte pelos melhores notebooks, existem alguns componentes que possuem um vida útil relativamente curta, como, por exemplo, as baterias, e adquirir um equipamento usado implica em dispor de menos tempo de uso dessas peças;
2. Estado geral do notebook - Ainda que você escolha um notebook lindo e aparentemente bem conservado, ele não será novo, logo, algumas questões relacionadas a sua utilização estarão comprometidas, como as dobradiças e até mesmo resíduos e sujidades acumuladas no seu interior;
3. Perda de garantia do fabricante - Mesmo que um notebook de segunda mão conte com uma garantia, dependendo do local onde você adquirir o equipamento, esse resguardo não será por conta do fabricante, o que implica em algumas restrições.
1. Valores mais atrativos - O principal benefício em adquirir um notebook usado é sem dúvida o valor, pois com o preço reservado para um equipamento intermediário novo, é possível ter acesso aos melhores notebooks de segunda mão, o que proporciona um poder de barganha muito maior;
2. Um equipamento mais confiável - Por mais que essa questão possa soar um pouco estranha, alguns lançamentos de notebook possuem problemas que só ficam claros
após a sua aquisição pelo público. Ou seja, ao comprar um dispositivo de segunda mão você sabe exatamente o que esperar;
3. Ajuda o meio ambiente - Por fim, mas não menos importante, podemos ressaltar o apelo ecológico que adquirir um equipamento de segunda mão proporciona, não só em relação a um material que seria destinado para eventual descarte, mas também os resíduos provenientes da logística e embalagem.
Portanto, adquirir um notebook usado vale a pena desde que você esteja ciente das suas desvantagens, e entenda perfeitamente o que está assumindo ao comprar um equipamento de segunda mão.
Apenas se atente a fonte que você compra o seu notebook usado, peça a nota fiscal, para garantir que o seu equipamento é um produto lícito, e observe bem as questões técnicas mais visíveis, como as condições externas, em especial as dobradiças e também se a tela não apresenta nenhum tipo de falha.
Agora, se você tem dúvida se está disposto a assumir os riscos e não tem tanto cuidado na hora de escolher um dispositivo, não invista em uma experiência potencialmente negativa e opte por um notebook novo, ainda que necessite de um investimento maior.
Tarifa social da conta de luz: saiba como funciona!
Mais de 13 mil famílias da RMVale têm direito ao desconto
Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos
Político teve quadro de insuficiência respiratória aguda grave
SJC: Prefeitura terá mais tempo para solucionar caso dos cargos comissionados
Decisão é do ministro do STF, Luiz Roberto Barroso
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.