Policiais militares realizaram a desocupação da escola estadual Benedito Matarazzo nesta quarta-feira (23), na zona sul de São José dos Campos. Cerca de 30 alunos ocuparam a escola na madrugada da última terça-feira (22). Por volta das 12h50 desta quarta, quinze alunos ainda estavam dentro da escola e foram retirados pela PM.
Os estudantes protestavam contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que estabelece teto nos gastos públicos e mudanças no ensino médio. Eles resistiram ao máximo à desocupação, mas foram retirados pela PM.
De acordo com a Polícia Militar, diálogos com os estudantes foram realizados diversas vezes, mas em nenhum momento eles optaram por deixar a escola. Com base em uma solicitação da Secretaria de Educação, equipes entraram no colégio e retiraram os estudantes, sem precisar utilizar bombas de efeito moral ou realizar disparos com balas de borracha.
Ainda segundo a polícia, durante o processo, três adultos, de 19, 20 e 24 anos, que estavam na área externa da escola, desobedeceram a área de isolamento feita pela PM e desacataram alguns policiais. Os três foram detidos e encaminhados à Polícia Civil.
Uma estudante que estava dentro do colégio, e preferiu não se identificar, informou à reportagem do Meon que estava com dores no braço devido à força utilizada pelos policiais. “Eles não nos agrediram em nenhum momento, mas todos os policiais eram homens e sem identificação alguma. Isso é proibido. Somente uma policial mulher poderia me tirar de lá”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.