Provas acontecem neste sábado (5) e domingo (6) em todo o Brasil
Divulgação
Estudantes de todas as regiões do país farão o exame do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste fim de semana, buscando vagas em universidades públicas e privadas.
E por mais preparado que muitos estejam, o nervosismo às vezes aparece na hora da prova. Pensando nisso, a psicóloga Maria Nunes da Costa Marco preparou quatro dicas para espantar a ansiedade no dia da prova. Confira abaixo.
Tenha uma boa alimentação
Não mude completamente sua alimentação às vésperas da prova. O que você menos precisa é ter uma indigestão as vésperas ou no próprio grande dia. Procure fazer uma alimentação balanceada e próxima do que você já está acostumado. Caso você não tenha uma alimentação adequada, considere isto para sua vida: estudante bem alimentado produz melhor! Seus resultados acadêmicos podem mudar muito conforme você cuida de si.
Confira o trajeto até a prova
Com certeza você já sabe onde será sua prova. Se ainda não sabe: CORRE! Perder a hora é uma frustração muito grande. Segundo a especialista, planejar e programar a hora de saída e percurso é fundamental. É melhor chegar cedo e esperar um pouco que encontrar os portões fechados. Em algumas cidades uma chuva pode piorar o trânsito e alongar o trajeto.
Já estou posicionado, e agora?
A prova já está quase em suas mãos. Respire fundo e procure manter a postura ereta. Concentre-se na prova, procure encará-la como uma das muitas oportunidades que a vida dá e não mais como a ‘única grande chance de sucesso’. Acredite quando dizem que existe vida após o vestibular. Além disso, quando os pensamentos assustadores de "será que vou ser aprovado?" vierem, lembre-se das evidências de que você estudou muito e provavelmente terá toda condição de realizar a prova.
Depois da prova
O resultado já tem data prevista para sair, resta esperar. Lembre-se que você não consegue não sentir o que chamamos de ansiedade, ok? Precisamos aprender a conviver com ela. A dica é ocupar o tempo com atividades que não fazia durante a intensa jornada de estudos. Reveja os amigos, vá a uma festa, faça uma viagem, pratique alguns exercícios de relaxamento e espere.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.