Por Elaine Santos Em RMVale

Conheça empresa e formato de aplicativo que poderão atuar no aluguel de bike em São José

O serviço deve ser lançado no próximo sábado (22) no Parque Ribeirão Vermelho

 bike_4

A Prefeitura de São José dos Campos deve lançar ainda este mês um serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes em ruas da cidade. O sistema deverá funcionar perto dos pontos de ônibus com maior movimento e locais próximos à rede cicloviária. O lançamento, segundo informações extra oficiais, deverá acontecer no próximo sábado (22) no Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova. 


A empresa Yellow é uma das possibilidades de contratação para o serviço. A Yellow já atende o mesmo serviço em São Paulo, com mais de 2 mil bicicletas hoje. A empresa é brasileira e pioneira no setor de mobilidade com o lançamento do serviço de compartilhamento de bicicletas com sistema de redistribuição livre (dockless) pelo qual as bikes são liberadas por meio de um aplicativo de celular. O modelo dispensa as estações obrigatórias de parada. Na liderança do negócio estão Eduardo Musa, que esteve à frente da Caloi por mais de 15 anos e Ariel Lambrecht e Renato Freitas – fundadores da 99, aplicativo de mobilidade urbana.

“A bike Yellow atua como um modal complementar que se integra aos outros meios de transporte para facilitar o ir e vir das pessoas nas grandes cidades”, afirma Eduardo Musa, CEO da Yellow. O sistema de redistribuição livre permite que as bicicletas estejam em todos os locais, facilitando tanto a retirada quanto a finalização da viagem.
Todo o processo, incluindo o mapeamento das bikes, seu destravamento e pagamento do serviço, é realizado pelo aplicativo de celular, por meio da leitura de um QR code que fica em cima da roda traseira da bicicleta. Cada 15 minutos de pedalada custam um real para o usuário, que deve cadastrar seu cartão de crédito no app para colocar créditos em sua conta. “Esse sistema representa mais liberdade, otimização e economia para o usuário, tanto de tempo quanto de recursos financeiros”, complementa Musa.

Segundo Ariel Lambrecht, fundador responsável pela área de produto da empresa, a Yellow traz uma solução de mobilidade inovadora e eficiente, com um modelo que já obteve sucesso em outros países, com destaque para a China, onde o serviço é extremamente popularizado. “O surgimento das startups de bike sharing foi responsável por um crescimento de mais de 50% no uso desse modal de transporte na China. Existem estimativas de que o trânsito em Pequim caiu 5% após o lançamento das bicicletas compartilhadas”, comenta Ariel.

“Tivemos a oportunidade de observar a implementação desse sistema em outros países e, a partir dessas análises, traçamos estratégias para valorizar os acertos do modelo e evoluir em relação às fragilidades. Com isso, estamos preparados para oferecer uma experiência ainda melhor para o usuário brasileiro, buscando o mesmo sucesso obtido na China”, complementa Ariel.

A empresa conta com equipes que realizam uma espécie de varredura pela cidade, mapeando suas bicicletas para organizá-las, redistribuí-las estrategicamente e retirá-las para manutenção quando necessário, contribuindo, assim, para a melhor distribuição e posicionamento das bicicletas pela cidade.

“A Yellow é uma empresa com responsabilidade para com o usuário e a cidade. Por isso, chegamos ao mercado respeitando todas as legislações aplicáveis ao nosso negócio, além de investirmos em um modelo criado especialmente para o consumidor brasileiro, trabalhando com aplicativo e bicicletas desenvolvidas e fabricadas no nosso país, respeitando as normas do Inmetro e Anatel. Tudo pensado para movimentar positivamente a nossa economia, gerar empregos e oferecer uma solução efetiva de integração ao transporte, com o potencial de revolucionar a mobilidade urbana que conhecemos”, finaliza Musa.


A Yellow foi fundada em junho de 2017 por 3 empreendedores: Eduardo Musa, Renato Freitas e Ariel Lambrecht.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Santos, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.