Por Elaine Rodrigues Em RMVale

Cruzeiro implanta racionamento de água para 70% da população

rio_cruzeiro

Rio Batedor antes e agora, com a estiagem em Cruzeiro

Divulgação/SaaeCruzeiro

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) iniciou nesta terça-feira (14) um racionamento de água em Cruzeiro. Em sistema de revezamento, os bairros da cidade devem ficar sem água das 7 horas da manhã de um dia até as 7 horas da manhã do dia seguinte. A medida impactará no abastecimento de 70% da população.

O rodízio programado, como foi chamado o  racionamento implantado em Cruzeiro, foi adotado devido a diminuição da vazão do Rio Batedor, que abastece a cidade. Segundo o Saae, a vazão caiu de 230 para 165 litros por segundo, o que sem chuvas, não  permite manter o abastecimento em todos os bairros continuamente.

Rodízio 
Segundo o Saae, o Batedor abastece 70% da cidade, dividida em cinco regiões, que devem ficar sem água dia sim, dia não, sem previsão de encerramento. "Esse cronograma só sofrerá eventuais alterações se tivermos chuvas significativas no período", explica o Saae em nota.

A primeira região afetada foi a do Itaguaçaba, que já amanheceu sem água na manhã desta terça-feira (14). Nesta quarta-feira (15), a partir das 7h da manhã, o serviço será interrompido na região leste. Ficarão sem água os bairros Vila Maria, Vila Batista (parte baixa), Nova Cruzeiro, Vila Biondi, Condomínio Serra Verde (CDHU) e Vila dos Comerciários. 

Na  quinta-feira (16), haverá interrupção do abastecimento na região do Conjunto Habitacional Cataguá ou bairro do Pontilhão, no Conjunto Habitacional dos Metalúrgicos, Vila Juvenal e Conjunto Habitacional Mata Atlântica I. Sexta-feira (17) o racionamento acontece no Jardim São José, Jardim Europa e Cecap. Casos de emergência devem ser informados diretamente ao Saae pelo telefone (12) 3184-4020.

Alternativas 
O Saae já recebeu a autorização para retirar água do Rio Paraíba do Sul de forma emergencial, como alternativa de abastecimento para Cruzeiro. Contudo, apesar do projeto já estar pronto, o serviço ainda busca recursos para viabilizar a obra, que tinha previsão inicial de entrar em funcionamento em dois meses.

Com a medida, a cidade passaria a captar 80 litros por segundo do Rio Paraíba. “A intenção é conseguir iniciar neste prazo de dois meses, para reestabelecer o equilíbrio hídrico e ajudar a cidade a se prevenir para a chegada do Verão”, afirma o diretor do Saae, Maximiliano Rubez de Castro.

Multa
Outra alternativa encontrada para manter o abastecimento em Cruzeiro foi a aplicação de multas para quem desperdiçar o recurso. De acordo com decreto emergencial, moradores que utilizarem água para lavar quintais e carros, podem ser multados em até R$ 108. Segundo a Prefeitura, o estado de emergência deve continuar enquanto a quantidade de água para o abastecimento for insuficiente para o atendimento atendimento à população.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.