RMVale

Décimo Terceiro deve injetar R$ 2,17 bilhões na região

Total é 9,1% a mais em relação a 2022

Escrito por Meon

30 NOV 2023 - 09H15 (Atualizada em 30 NOV 2023 - 10H00)

Divulgação

Os trabalhadores de carteira assinada recebem nesta quinta-feira (30), a primeira parcela do décimo terceiro salário. A segunda parte deverá ser paga no dia 20 de dezembro.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), o montante de recursos do 13º salário injetados na economia da RM Vale deve atingir R$ 2,17 bilhões neste fim de ano. As estimativas foram elaboradas a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

A cifra representa um aumento de 9,1% em relação ao ano passado, motivada pela recomposição da inflação nos salários e pelo aumento no número de empregos com carteira assinada ao longo de 2023. As projeções contemplam apenas os empregos celetistas, ou seja, aposentados e funcionários estatutários do setor público não são considerados no cálculo.

O 13º salário é de extrema importância para o comércio varejista, já que o dinheiro extra estimula as vendas de fim de ano que, segundo o Sincovat, devem crescer 8%, com relação a 2022. “Normalmente, o dinheiro do 13º são divididos em 3 partes, um terço vai para o consumo, um terço é destinado ao pagamento de dívidas e o restante vai para a reserva financeira e/ou investimento”, comenta o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

Vale destacar ainda que, mesmo que o dinheiro não vá diretamente para o consumo e seja utilizado para quitar dívidas, por exemplo, o comércio acaba sendo beneficiado pela folga que esse recurso traz para o orçamento doméstico.

Horário estendido – Com mais dinheiro circulando e mais pessoas propensas a gastar, o comércio deverá ampliar o horário de atendimento já a partir do dia 1º de dezembro. O Sincovat informa que, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, os lojistas podem estender o horário de funcionamento de 01 a 23 e 26 a 30 de dezembro, das 7h às 23h, e dias 24 e 31 dezembro das 7h às 18h. Nos dias 25 (Natal) e 01 de Janeiro de 2024 (Confraternização Universal), a abertura do comércio é permitida somente nas cidades turísticas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...