Agentes da GCM de Taubaté passaram por treinamento nos últimos meses
Divulgação/PMT
O uso de arma de fogo por agentes da Guarda Civil Municipal de Taubaté foi autorizado após a publicação do decreto do prefeito Ortiz Junior (PSDB) publicado na última terça-feira (3).
Com isso, agentes da guarda civil irão atuar com armas de fogo nas ruas da cidade a partir de janeiro do próximo ano.
Na primeira fase de implantação, cerca de 40 guardas iniciaram o treinamento para atuar com arma de fogo em Taubaté. A preparação teve início em setembro e contou com testes psicológicos, aulas teóricas e práticas com a Polícia Militar e também sobre legislação.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Taubaté, Euclides Maciel, os portes de arma desses agentes já foram expedidos pela Polícia Federal e agora a prefeitura aguarda a liberação das armas que é feita pelo Exército.
"Os agentes já foram treinados e agora só estamos esperando que o Exército finalize a análise da empresa que venceu a licitação das armas. Se tiver tudo certo e autorizado, os agentes começam a atuar armados", afirmou o secretário. A previsão é que esta autorização seja dada em janeiro de 2020.
Ainda de acordo com Maciel, a intenção da administração municipal é ter entre 80 e 100 agentes armados nas ruas da cidade. "Nós podemos ter até 150 agentes armados, mas optamos por ter entre 80 e 100. A próxima turma deve iniciar os treinamentos em fevereiro do próximo ano", explicou o secretário. O governo Ortiz Junior comprou 50 pistolas calibre 380 por R$ 220 mil.
Pinda
Outra cidade que também está preparando os agentes da Guarda Civil Municipal para atuar com arma de fogo é Pindamonhangaba. A previsão da administração municipal é que até 50 agentes estejam aptos a trabalhar armados até o início do próximo ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.