RMVale

Decreto de Trump eleva tarifa para produtos brasileiros, mas poupa aviões da Embraer

Setor aeronáutico fica fora da nova alíquota de 50%

Escrito por Meon

31 JUL 2025 - 10H51 (Atualizada em 31 JUL 2025 - 11H09)

Reprodução

O novo decreto assinado pelo presidente americano, Donald Trump, que impõe uma tarifa extra de 40% aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, deixou de fora as aeronaves civis e seus componentes, aliviando o impacto direto sobre a Embraer.

A medida, que entra em vigor no próximo dia 6 de agosto, eleva o total da tarifa para 50% sobre diversos produtos brasileiros. No entanto, aviões comerciais e executivos — bem como motores, peças, subconjuntos e simuladores de voo — continuarão sendo taxados com a alíquota de 10%, em vigor desde abril.

Outros produtos que também escaparam da nova sobretaxa incluem suco de laranja, combustíveis, veículos, peças de avião e determinados tipos de metais e madeira. Já os aviões militares passarão a ser tarifados com os 50%.

A decisão foi recebida com alívio em São José dos Campos, sede da Embraer, que tem nos EUA seu principal mercado: 45% das vendas de jatos comerciais e 70% dos jatos executivos da empresa são para clientes americanos. As ações da companhia dispararam mais de 10% após o anúncio das exceções para o setor.

Na carteira de pedidos atualizada da Embraer, 52,4% dos jatos — 229 de um total de 437 aeronaves — são destinados a seis clientes dos Estados Unidos. A própria fabricante estimava que, se incluída na tarifa adicional, cada avião poderia representar um custo extra de R$ 50 milhões, com impacto de até R$ 20 bilhões até 2030.

Em nota, a Embraer declarou que a decisão "confirma o impacto positivo e a importância estratégica das atividades da Embraer para as economias brasileira e norte-americana" e reafirmou sua defesa pelo retorno à tarifa zero no setor aeroespacial global. A empresa também destacou a importância do "diálogo contínuo entre os governos brasileiro e norte-americano".

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.