O novo decreto assinado pelo presidente americano, Donald Trump, que impõe uma tarifa extra de 40% aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, deixou de fora as aeronaves civis e seus componentes, aliviando o impacto direto sobre a Embraer.
A medida, que entra em vigor no próximo dia 6 de agosto, eleva o total da tarifa para 50% sobre diversos produtos brasileiros. No entanto, aviões comerciais e executivos — bem como motores, peças, subconjuntos e simuladores de voo — continuarão sendo taxados com a alíquota de 10%, em vigor desde abril.
Outros produtos que também escaparam da nova sobretaxa incluem suco de laranja, combustíveis, veículos, peças de avião e determinados tipos de metais e madeira. Já os aviões militares passarão a ser tarifados com os 50%.
A decisão foi recebida com alívio em São José dos Campos, sede da Embraer, que tem nos EUA seu principal mercado: 45% das vendas de jatos comerciais e 70% dos jatos executivos da empresa são para clientes americanos. As ações da companhia dispararam mais de 10% após o anúncio das exceções para o setor.
Na carteira de pedidos atualizada da Embraer, 52,4% dos jatos — 229 de um total de 437 aeronaves — são destinados a seis clientes dos Estados Unidos. A própria fabricante estimava que, se incluída na tarifa adicional, cada avião poderia representar um custo extra de R$ 50 milhões, com impacto de até R$ 20 bilhões até 2030.
Em nota, a Embraer declarou que a decisão "confirma o impacto positivo e a importância estratégica das atividades da Embraer para as economias brasileira e norte-americana" e reafirmou sua defesa pelo retorno à tarifa zero no setor aeroespacial global. A empresa também destacou a importância do "diálogo contínuo entre os governos brasileiro e norte-americano".
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