A conta de luz vai pesar mais no bolso dos brasileiros em agosto. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou na última sexta-feira (25) a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema de tarifas, com acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos .
+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
De acordo com a agência, a decisão foi tomada por causa do volume abaixo da média nos reservatórios e da necessidade de acionar termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias é utilizado para indicar as condições de geração de energia no país. A bandeira vermelha patamar 1 já estava em vigor desde junho, mas a piora no cenário hidrológico levou à mudança para o segundo patamar.
Economistas apontam que o aumento deve impactar diretamente a inflação. “Ainda vai piorar. Energia será o destaque nas próximas divulgações do IPCA”, disse Andréa Angelo, estrategista da Warren Investimentos, na época da bandeira anterior.
A Aneel reforça a importância de adotar medidas de economia no uso da energia para reduzir o impacto da cobrança adicional enquanto durar o cenário de escassez hídrica.
Vendaval de 80 km/h causa estragos em São Sebastião
Ventos fortes provocam quedas de árvores, danos em escolas e imóveis
Vice assume Prefeitura durante viagem do prefeito de Taubaté
Sérgio Victor fará curso em Londres
Carreta tomba na Via Dutra e derruba postes em Taubaté
Acidente deixou parte da cidade sem energia
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.