Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 13 AGO 2020 - 13H40

Doação de leite materno durante a pandemia

Confira orientações da coordenadora do Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz; em Caraguá, das 300 doadoras cadastradas, apenas 10 estão ativas

Claudio Vieira/PMSJC
Claudio Vieira/PMSJC
Banco de Leite Humano de São José dos Campos


No mês de agosto acontece a campanha "Agosto Dourado", que reforça a importância do aleitamento materno. Nem todas mães conseguem amamentar os bebês e aí entra a importância da doação de leite materno.

Com a pandemia, as mães podem ter dúvidas sobre a segurança da amamentação e doação. Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), esclarece que as mães podem continuar amamentando e que a doação de leite segue segura.

“Os Bancos de Leite Humano desde o início da pandemia vêm trabalhando com o intuito de informar a população quanto a segurança de seus serviços prestados, que as mulheres podem seguir amamentando, pois evidências científicas relatam que o vírus não é transmitido pelo leite materno, e que a doação de leite humano ocorre de forma segura e muitos Bancos de Leite Humano seguem realizando a coleta domiciliar”, relata Danielle.

Ela destaca, porém, que “caso a doadora apresente sintomas gripais, co-habite com alguém que seja suspeito ou confirmado para Covid-19, ela deverá suspender a doação pelos 14 dias de viremia, podendo retornar após este período”.

Banco de Leite de Caraguatatuba 

A Prefeitura de Caraguatatuba informou na última segunda-feira (10) que das 300 doadoras cadastradas no banco de leite da cidade, apenas 10 estão ativas. O que reforça a importância de uma conscientização da sociedade sobre a doação de leite materno.

Ainda de acordo com a prefeitura, doar leite materno pode salvar vidas. Com apenas um litro do leite doado é possível sustentar até 10 recém-nascidos durante o dia inteiro.

Quem pode doar leite materno?

“Toda mulher que esteja amamentando e produza um excedente de leite pode entrar em contato com o BLH mais próximo, via telefone, de posse dos últimos exames realizados durante o pré-natal. Por telefone ela receberá todas informações de como realizar a extração e conservação do leite até o momento de coleta”, explica Danielle.

Bancos de Leite Humano na RMVale

No site da Rede Global de Bancos de Leite Humano é possível encontrar a listagem com a localização dos bancos de leite e postos de coleta. Confira abaixo o telefone dos bancos localizados na RMVale:

Banco de Leite Humano Caraguatatuba

Telefone: 12 3897-3510

Banco de Leite Humano de São Sebastião

Telefone: 12 3891-4959

Banco de Leite Humano de Taubaté

Telefone: 12 3621-1581

Posto de Coleta do Hospital Universitário Municipal de Taubaté

Telefone: 12 3625-7626

Posto de Coleta de Leite Humano - Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba

Telefone: 12 3643-2644

Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

Telefone: 12 3901-3507

Leia também - Amamentação: confira os benefícios para as mães e bebês

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.