Vereadora durante a cerimônia de posse
Divulgação/CMSJC
Vereadora mais votada na última eleição em São José dos Campos com 10.353 votos, Dulce Rita (PSDB), entra no quinto mandato com a missão de reforçar as políticas públicas ligadas às áreas de saúde e educação.
Aos 66 anos, a parlamentar é formada em economia, mas foi na vida pública que ela construiu sua carreira respaldada no trabalho comunitário e na defesa da saúde.
Natural de Campos do Jordão, Dulce disse durante entrevista ao Meon sobre o desgaste que a cidade sofreu nos últimos quatro anos, os desafios da atual administração do município, o reconhecimento dos eleitores no seu trabalho e o enxugamento da máquina pública.
Leia abaixo a entrevista na íntegra:
Meon: Vereadora, a senhora conquistou 10.353 votos. Foi surpresa no atual cenário? Avalie, por favor.
Dulce Rita: Acho que o cenário agora está propício para a renovação, novas ideias, um novo jeito de governar. Deve ser o modelo do país inteiro, porque São José chegou ao fim do poço, e vai enfrentar muita dificuldade pelos próximos seis meses. Espero que a população possa compreender muitas ações da administração, porque a situação econômica da cidade está um absurdo. Infelizmente devido a irresponsabilidade do governo anterior.
Mas acho que o momento também é de renovação e devemos aproveitar e fazer desse limão, uma limonada, mudar os hábitos, cortar despesas. O excesso de politicagem deixou a cidade um caos.
Tive pouco mais de 10 mil votos porque tenho uma história que foi reconhecida pela população. O momento é de muito trabalho, chega de ‘oba-oba’. É isso que a população quer. As pessoas estão antenadas com as redes sociais, com o comportamento de todo mundo e quer saber se terá resultado. Não é com hipocrisia que se faz política, e sim com um trabalho que traga resultados. Essa sempre foi minha conduta. É trabalho de fiscalização na saúde, em obras, e por aí vai.
Dulce foi a mais eleita em outubro do ano passado
Arquivo Pessoal
Meon: A senhora apoia a reforma administrativa. Qual é a sua opinião?
Dulce: Como eu sou funcionária pública, trabalhei por 27 anos na prefeitura e acompanhei de perto o projeto de enxugamento e achei a proposta uma preciosidade ímpar. O que era supérfluo na máquina foi cortado, assuntos pertinentes foram agregados. Foi um trabalho muito importante e urgente. Todos os serviços continuam sendo oferecidos, só que agrupados diferentemente. Foi uma reengenharia da estrutura da prefeitura.
Meon: O PSDB volta ao comando da Prefeitura e da Câmara. Avalie a dobradinha tucana.
Dulce: A dobradinha não é só tucana, não é só da nossa Câmara e da Prefeitura. O PSDB está no país inteiro. Acho que temos que ter muita responsabilidade porque o partido é a onda do momento, nem tanto pelo nosso mérito, mas tivemos mais acertos. O país inteiro está confiando. Eu acho que é um momento de grande responsabilidade, não só dos gestores, mas também do partido.
Vereadora durante entrevista
Arquivo Pessoal
Meon: O que vai priorizar no seu mandato?
Dulce: Continuo na educação e na saúde. Eu acho que a gente tem que priorizar e investir na educação. Se vamos destinar R$ 10 milhões para uma escola. Esse dinheiro deve chegar na escola. Temos que resolver o problema da educação. Juana Blanco, minha ídola, deu espaço à educação na nossa cidade e devemos seguir seu exemplo. Temos de fazer também parcerias com as escolas do Estado, elas devem estar junto com o município.
Meon: E por que a 'Saúde' é tão difícil?
Dulce: A saúde é um serviço caro e que está ficando cada vez mais sofisticado, cada vez mais exames. Não tem um médico que cuida da família, tem aquele médico que cuida e manda fazer exames. Tudo está mais caro e também há a falta de gestão. Temos que priorizar isso. Eu acho que tem que pagar bem os médicos e todo pessoal que trabalha na saúde porque é um trabalho muito difícil. Eu sempre falo que os profissionais que mais admiro são os enfermeiros e os técnicos de saúde, que fazem um belo trabalho. Até me emociono. São pessoas que têm um privilégio, estão acima da média como seres humanos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.