O vereador Claudio Apolinario (PSD) protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei 271/2025, que autoriza a criação do Programa ZELO – Cuidar de quem ensina é proteger quem aprende!, com foco na promoção da saúde ocupacional dos profissionais da educação e na segurança do ambiente escolar da rede municipal.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A proposta prevê a realização de exames toxicológicos periódicos e preventivos em professores, auxiliares de classe, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, sejam eles efetivos, contratados ou terceirizados. Segundo Apolinario, a medida visa valorizar os profissionais da educação e oferecer mais tranquilidade às famílias dos estudantes.
“Cuidar de quem ensina é proteger quem aprende! Meu objetivo é valorizar os bons profissionais da educação e garantir aos pais um ambiente escolar confiável”, afirmou o parlamentar.
Inspirado na Lei Federal nº 13.103/2015, que exige exames toxicológicos para motoristas profissionais, o projeto busca aplicar a mesma lógica aos educadores.
“Se o motorista que conduz pessoas precisa fazer exame toxicológico periódico, por que um professor, que conduz a vida de 30 alunos por sala, não precisa?”, questionou Apolinario.
De acordo com o texto, o Programa ZELO assegura o sigilo dos resultados e garante que os profissionais com resultado positivo sejam encaminhados voluntariamente para avaliação médica e apoio psicossocial, com direito à ampla defesa e contraditório. Também está prevista a avaliação de uma equipe multidisciplinar antes de qualquer decisão posterior.
“Não é um projeto de punição. É de apoio, prevenção e responsabilidade. Temos relatos reais de profissionais da educação enfrentando situações de dependência. Fingir que o problema não existe só agrava a situação. Nosso compromisso é com a verdade e com a proteção dos nossos filhos”, destacou o vereador.
O PL 271/2025 está em tramitação na Câmara Municipal e pode ser votado a qualquer momento. Para Apolinario, a proposta coloca sobre o Executivo a responsabilidade de zelar pela saúde dos professores e pela segurança dos alunos.
“É olhar para os professores com um olhar humano e para as famílias com um olhar de dever cumprido, ou seja, dar às famílias a sensação clara de que o poder público está atento a este problema silencioso, mas real”, concluiu.
São José Ciclismo conquista seis medalhas na 26ª Volta Internacional do Grande ABCD
Equipe joseense brilhou
Jonas Almeida revela nova suspeita de câncer e pede orações
Apresentador disse que seguirá com radioterapia
SJC: Inscrições para composição do CMDU seguem até dia 30 de setembro
Órgão visa acompanhar e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano do município
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.