Por Meon Em RMVale

Embraer desenvolve versão militar do jato executivo Praetor 600

Parceria com empresa israelense prevê uso da plataforma em vigilância e reconhecimento aéreo

aew_600_praetor_2

O P600 AEW atenderá mercado de aeroembarcadas de inteligência, vigilância e reconhecimento 

Divulgação/Embraer

A Embraer está desenvolvendo uma nova aeronave de uso militar baseada no jato executivo Praetor 600, o P600 AEW (Alerta Aéreo Antecipado). O avião será usado para vigilância e reconhecimento aéreo. 

O projeto é resultado de um acordo de cooperação estratégica assinado entre a Embraer Defesa & Segurança e a ELTA Systems Ltd (ELTA), subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), na França em junho. A Embraer fornecerá a plataforma aérea, sistemas de solo, sistemas de comunicações e integração de aeronaves, enquanto a IAI-ELTA fornecerá o radar AEW, SIGINT (inteligência de sinais) e outros sistemas eletrônicos.

O P600 AEW tem como foco o crescente mercado para capacidade aeroembarcadas de inteligência, vigilância e reconhecimento para países que exigem soluções economicamente viáveis, de alto desempenho e flexíveis para missões de defesa e segurança interna. 

O novo jato poderá executar várias missões, como defesa aérea, alerta antecipado, comando e controle, eficiência da frota de combate, defesa territorial e vigilância marítima. Além disso, o P600 AEW pode ser configurado com uma vasta gama de sistemas de sensores de controle para alerta antecipado, incluindo a 4ª geração de radar AEW AESA Digital, IFF civil e militar, ESM/ELINT com capacidade de recepção de ameaças-radar, comando e controle, pacote de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links via satélite, além de um robusto sistema de autoproteção (SPS). 

O Praetor 600 é um jato executivo super midsize, com alcance intercontinental e excelente capacidade de carga útil, alta disponibilidade e confiabilidade, curto tempo de retomada de operação e baixo custo de ciclo de vida. Com a tecnologia de ponta dos sensores da ELTA, o novo jato promete oferecer os benefícios de sistemas comprovados e avançados e recursos disponibilizados, até agora, apenas em plataformas muito maiores. 

À época do acordo, Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defensa & Segurança, disse que esta plataforma pode ser facilmente configurado para atender às necessidades do cliente e poder executar uma ampla variedade de missões de uma maneira mais eficiente e econômica. "Esta plataforma oferece desempenho e flexibilidade superiores resultando na melhor proposta de valor em sua categoria”, disse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.