O esporte é extremamente popular nos Estados Unidos, onde já inspirou Hollywood a fazer filmes de grande sucesso como a franquia bilionária Velozes e Furiosos. A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores onde automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.
+ Leia mais notícias do Esporte
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
É comum que a velocidade dos carros ao final de uma reta de 1/8 de milha, cerca de 201m, se aproxime dos 300 Km/h e que o trajeto seja completado em apenas alguns poucos segundos, sendo necessário um paraquedas para reduzir a velocidade e auxiliar os pilotos na frenagem dos carros. O carro mais rápido da temporada 2022 foi o GM Camaro do Gaúcho Jader Krolow na pista de Uberlândia-MG, com o tempo de 4s072 a 300km/h em 201m. O carro tem “modestos” 4.000cv de potência, o que equivale a mais de 50 Fiat Uno juntos.
No Brasil, a modalidade é supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Track Day, Recordes e Testes, e os eventos são realizados pela M&L Produções. O Campeonato Brasileiro de Arrancada reúne os principais e mais velozes pilotos da categoria em uma competição de 4 etapas realizadas em quatro pistas diferentes.
O Brasileiro será disputado em evento conjunto com os regionais e estaduais, e terá inscrição gratuita para os pilotos já inscritos na etapa local.
A grande novidade de 2023 está nas regras para as categorias que competem no Brasil inteiro e que, após um longo período, foram unificadas. Outra mudança é a inclusão da pista de arrancada do complexo Velopark, no Rio Grande do Sul, além das pistas de Tremembé, Uberlândia e um novo local no Paraná completando as quatro etapas da competição de 2023.
O Campeonato Brasileiro de Arrancada já data e local definidos para as próximas etapas. A terceira e decisiva etapa será em Uberlândia-MG entre os dias 28 e 30 de julho na pista Arena Race. De 22 a 24 de setembro, será a vez da quarta e última etapa, no estado do Paraná.
ETAPA DE TREMEMBÉ TEVE DOZE RECORDES
Na pista Race Valley, pilotos mostraram performances incríveis e cravaram doze novos recordes na pista de Tremembé durante a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro da CBA, no mês de maio.
A segunda etapa do maior evento brasileiro de arrancada automobilística teve a marca de doze novos recordes em diversas categorias. O destaque da edição foi o gaúcho Jader Krolow, que fez o melhor tempo na categoria Promod Light virando em 4,536s a 283km/h na grande final com seu GM Camaro de 3.500 cavalos de potência.
Além de Jader, outras 11 marcas foram baixadas na pista de Tremembé. É o caso da jovem Belinha Pedroso, da categoria Drag Junior, que cravou seu tempo em 11,017, sua melhor marca pessoal e da sua categoria.
CAPITAL DA ARRANCADA
Tremembé já é considerada como a “Capital da Arrancada” no estado de São Paulo pelos fãs do esporte, uma vez que a estrutura da sua pista é de nível internacional, avaliada pelos pilotos como sendo de excelente qualidade e considerada como a mais bonita do Brasil.
A pista Race Valley de Tremembé é certificada pela Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA e pela Federação Internacional de Automobilismo – FIA, a mesma entidade que rege as competições da Fórmula 1, e uma das poucas pistas que recebe competições deste porte no estado. É um espaço profissional de alto nível, mas que também oferece atrações e lazer para as A e
A extensão de aceleração: 1/8 de milha ou exatos 201 metros área de frenagem; 350 metros Altitude; 560 metros em relação ao nível do mar; tempo de construção: aproximadamente 2 anos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.