RMVale

São José vai reciclar hidrômetros antigos da Sabesp

Iniciativa reforça o protagonismo da cidade em soluções ambientais

Escrito por Meon

31 AGO 2025 - 16H00

Divulgação

A Sabesp iniciou uma parceria estratégica com a Ambipar para dar destino sustentável a mais de 1 mil toneladas de medidores de água (hidrômetros) que estão sendo substituídos em todo o estado de São Paulo. O destaque da ação está em São José dos Campos, onde os equipamentos serão processados na Unidade de Mineração Urbana da Ambipar – a maior da América Latina, especializada na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos.

Os hidrômetros serão encaminhados à planta localizada no município, onde passarão por processos de separação de materiais como latão, plástico, cobre e ferro. Esses itens, após o tratamento adequado, serão reintegrados à cadeia produtiva como matéria-prima, dentro do conceito de economia circular.

“Este ciclo de economia circular garante que todo material seja reaproveitado. Ao invés de extrair novos recursos naturais, há a preservação dos mesmos, reutilizando o que já existe. Com isso, evitamos a degradação ambiental e contribuímos diretamente para um futuro mais sustentável, onde o lixo de hoje se torna a matéria-prima de amanhã”, destaca Gustavo Fehlberg, diretor-executivo de Compras e Serviços Corporativos da Sabesp.

A estimativa é que, a cada tonelada de latão recuperada, cerca de 8.538 kWh de energia sejam economizados, além da mitigação de aproximadamente 4,42 toneladas de CO₂e em emissões. Considerando o total do passivo de hidrômetros, a economia de energia pode chegar a 5,12 TWh, com redução de até 2,65 milhões de toneladas de CO₂e.

“A parceria com a Sabesp é um exemplo concreto de mineração urbana aplicada à economia circular. Os hidrômetros que foram substituídos retornam à indústria como insumo e se transformam em novos equipamentos. Esse ciclo sustentável preserva recursos naturais, reduz a necessidade de novas extrações, gera eficiência energética e mostra como inovação e responsabilidade ambiental podem caminhar juntas em benefício da sociedade”, afirma Marcelo Oliveira, head global de e-waste da Ambipar.

A iniciativa também reforça o protagonismo de São José dos Campos como referência nacional em soluções ambientais, tecnologia e desenvolvimento sustentável, contribuindo com empregos, inovação e impacto ambiental positivo para todo o Vale do Paraíba.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.