Por Lucila Guedes Em RMVale

Empresários do Chácaras Reunidas fazem caminhada contra a crise

Cerca de 30 pessoas percorreram 1,5 km em prol da união das empresas

caminhada_1

Grupo defende integração do complexo industrial contra a baixa demanda

Divulgação

Cerca de 30 empresários do Complexo Industrial Chácaras Reunidas, em São José dos Campos, se reuniram na manhã desta quarta-feira (22) para a “Caminhada para o Despertar do Empresariado”. Após concentração na rua Penha, eles percorreram um trecho de 1,5 km em direção à via Dutra em prol de uma conscientização da situação atual do complexo que sofre com a crise e a falta de demanda, resultando em várias demissões.

Os empresários vêm se reunindo desde novembro do ano passado e formaram um movimento denominado Avança Brasil/WTII (Workshop de Tecnologia e Inovação Industrial), que conta com mais de 250 empresários de São José dos Campos e 200 de Jacareí. O movimento, que começou no Chácaras Reunidas, vem se estendendo para outros setores como comércio e serviço.

Um dos representantes do movimento, o empresário José Antônio da Silva disse que a situação do complexo está pior do que os próprios empresários locais imaginam. Ele estima que das 300 empresas instaladas na região, metade está fechada ou funcionando de com baixa capacidade produtiva e demitindo funcionários.

“Se no auge do complexo industrial, há dez anos, as empresas do Chácaras Reunidas empregavam 10 mil pessoas de forma direta, hoje não deve haver mais do que 2.500 funcionários trabalhando diretamente no local”, disse Silva.

O empresário afirmou que o movimento visa a integração de todas as empresas do complexo para trabalharem de forma conjunta e colaborativa. Segundo Silva, o que ocorre hoje, além da crise, é um ‘fator cultural’ de cada empresa fazer frente à concorrência da outra.

“Buscamos a revitalização do Complexo Industrial Chácara Reunidas e nossa caminhada marca essa primeira etapa do próprio empresário reconhecer que existe o problema e ir em busca de soluções com a união e capacidade tecnológica e produtiva do polo. Não devemos esperar soluções que venham do Governo ou capital externo, mas da integração das PMEs (Pequenas e Médias Empresas)”, afirmou.

Outro lado
A assessoria de imprensa da Assecre (Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas) informou que desconhece o movimento por se tratar de uma iniciativa que não vem de seus associados. A Assecre representa cerca de 200 empresários do complexo industrial.

"Não temos informações, inclusive, se empresas associadas estiveram presentes no evento, porém, é de direito individual de cada empresa participar de qualquer tipo de ação", informou trecho da nota da Assecre.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lucila Guedes, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.