Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 15 MAI 2020 - 18H39

Enem 2020 pode aumentar abismo entre rede pública e privada

Além da defasagem já existente do ensino público, pandemia dificulta acesso aos estudos

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Esse ano o exame conta com algumas novidades, como a versão digital e a possibilidade de reaplicação da prova


Com o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas em escolas e cursos preparatórios para o Enem. Apesar disso, as inscrições foram iniciadas e o exame nacional  está com data marcada para aplicação. Profissionais da área da educação, avaliam, entretanto, que muitos estudantes não estão preparados para as provas.

Letícia Sanches, coordenadora do cursinho popular pré-universitário Emancipa Pinheirinho, em São José dos Campos, conta que as aulas estão sendo ministradas à distância. Porém, boa parte dos alunos não têm conseguido acompanhar, tanto por questões técnicas, como falta de acesso à internet, aparelhos celulares e computadores, como por agravamento de dificuldades financeiras.

Além disso, Letícia relata que as aulas oferecidas pelo Governo do Estado não são suficientes para suprir o conteúdo que deveria ser dado no ano letivo. Assim, os estudantes têm se demonstrado inseguros e preocupados.

“Posso afirmar sem medo de errar que os alunos não estão preparados para a realização do exame, tanto por questões de defasagem de conteúdo, quanto por questões psicológicas”, conta Letícia. “O ENEM 2020 deve ser adiado, pois manter o calendário do ENEM, significa aumentar ainda mais o abismo social que separa a imensa maioria dos jovens brasileiros do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, não só pelo ensino formal precário, mas por uma geração de jovens que tiveram suas vidas profundamente impactadas por uma crise sanitária, social e econômica”, acrescenta.

Rede particular de ensino

Rodrigo Fulgêncio, diretor das Unidades Escolares do Poliedro, conta que a escola tem aplicado diversas soluções virtuais para a manutenção da rotina de estudos dos estudantes. “Porém, sabemos que nem todas as escolas da rede privada e da rede pública vão conseguir operacionalizar tantas alternativas diversificadas neste cenário complexo. É uma situação complicada para as instituições de ensino. Neste sentido, a aplicação do Enem gera uma grande possibilidade de aumentar o gap entre a rede pública e privada”, conta Rodrigo.

“Por isso, o Poliedro é a favor de que as datas da prova possam ser revistas caso a duração da quarentena se estenda ainda mais, para que, dessa forma, os alunos e as instituições educacionais possam reorganizar seus calendários presenciais para estarem plenamente preparados, sem impactos negativos no desempenho”, acrescenta.

Enem 2020

As inscrições para o Enem 2020 estão abertas até o dia 22 de maio. Esse ano o exame conta com algumas novidades, como a versão digital e a possibilidade de reaplicação da prova.

Segundo um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 78 horas, o exame já contava com quase 3 milhões de inscritos. Até às 16h desta quinta-feira (14), existiam 2.693.753 candidatos para a versão impressa e 95.626 para a versão digital.

O Enem impresso está previsto para ser aplicado nos dias 1º e 8 de novembro, e o Enem digital nos dias 22 e 29 de novembro. Em uma live realizada na manhã desta sexta-feira (15), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que a data da prova pode ser modificada, mas que ainda faltam elementos para isso.

Segundo o edital do Enem 2020, os alunos que estiverem com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas nos dias de aplicação do exame, poderão solicitar a realização da prova em nova data a ser divulgada pelo Inep.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.