4ª edição do Esfera U.N (Foto: Gabrie...mais4ª edição do Esfera U.N (Foto: Gabriela Mancilha/Meon)menos
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Henrique Zanini e Maria Sol (Foto: Ga...maisHenrique Zanini e Maria Sol (Foto: Gabriela Mancilha/Meon)menos
Henrique Zanini e Maria Sol (Foto: Ga...maisHenrique Zanini e Maria Sol (Foto: Gabriela Mancilha/Meon)menos
Robson Costa (Foto: Gabriela Mancilha...maisRobson Costa (Foto: Gabriela Mancilha/Meon)menos
Sandra Araújo (Foto: Gabriela Mancilh...maisSandra Araújo (Foto: Gabriela Mancilha/Meon)menos
4ª edição do Esfera U.N (Foto: Gabrie...mais4ª edição do Esfera U.N (Foto: Gabriela Mancilha/Meon)menos
4ª edição do Esfera U.N (Foto: Gabrie...mais4ª edição do Esfera U.N (Foto: Gabriela Mancilha/Meon)menos
Nesta quinta-feira (12), a Esfera Escola Internacional, de São José dos Campos, promoveu a quarta edição do Esfera U.N., e reuniu cerca de 50 alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental. O objetivo do programa é proporcionar uma experiência de diplomacia para os alunos, simulando um grupo de trabalho da ONU sobre as mudanças climáticas.
“Nós pensamos em preparar os alunos para ter a experiência com o mundo diplomático. Nesse ano inovamos trazendo os alunos do sétimo para o segundo dia e eles participaram muito bem representando os países, [o projeto] foi bem aceito por eles. Aqui na escola nós temos a ideia de agência: o aluno sai da noção teórica e passa a ser agente do que ele toma posse, o conhecimento tem que gerar nele uma ação”, conta o professor de estudos sociais, Robson Costa.
A coordenadora MYP-IB (Middle Years Program) do ensino fundamental 2, Sandra Araújo, conta que neste projeto, os alunos desenvolvem as habilidades de gerenciamento e pensamento crítico, habilidades sociais e de comunicação, e resiliência.
Herique Zanini, de 14 anos, é aluno do nono ano, participa do Esfera U.N. desde o sétimo ano e afirma que gostou de poder representar e aprender sobre outro país, e que o projeto proporciona a comunicação entre os alunos de diferentes turmas da escola.
A estudante Maria Sol, de 14 anos, começou a fazer parte do projeto em 2018 e conta que fez novos amigos. “Eu apreendi que é importante cuidar do meio ambiente e se você não fizer a sua parte, isso pode afetar o mundo inteiro”, conclui.
Os alunos foram divididos entre oito países pré-selecionados, identificaram a posição diplomática dos países, selecionaram e debateram estratégias. As cinco práticas mais votadas vão compor o relatório final que será enviado à Unesco. Em parceria com a Prefeitura de São José, os alunos vão ainda plantar árvores pela cidade.
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