RMVale

Escola infantil incentiva leitura com Passaporte Literário

Em São Jose, com o projeto, o empréstimo de livros aumentou

Escrito por Meon

22 MAI 2023 - 15H18 (Atualizada em 22 MAI 2023 - 15H59)

Divulgação

O incentivo à leitura desde cedo é levado a sério na escola infantil do Jardim Uirá, na região sudeste, por meio do projeto Passaporte Literário, que atende cerca de 300 crianças.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

No projeto, coordenado pela professora Carmem Lúcia Souza, semanalmente a cada livro escolhido para leitura em família é feito um registro no passaporte. O caminho da sala de aula até a Sala de Leitura acontece de um jeito diferente e animado: as crianças fazem fila como se fossem viajar de avião, guiadas pela professora vestida de comandante, segurando a mala, e tendo o barulho da turbina da aeronave como trilha sonora.

“Começamos apresentando um vídeo sobre a magia da leitura, que é comparada a uma viagem para novas realidades, no mundo dos autores e suas histórias, depois entregamos um passaporte feito de papel e uma bolsinha para cada aluno, para levarem e trazerem as obras. O interesse pelo empréstimo de livros, que sempre aconteceu na escola, aumentou e eles participam de todo processo, desde a escolha, a leitura em família, o registro com carimbo e até trocando dicas entre os amigos", explica.

“Desejamos que eles, a cada leitura, se encantem pelo mundo do saber e das descobertas”, diz Carmen.

Pequenos leitores

“Eu gosto de ir de avião para a Sala de Leitura pegar um livro e levar pra casa para ler com a mamãe”, diz animada Yenesmin Alves dos Santos, 5 anos, que, para essa semana, escolheu a obra “Salada Saladinha” (de Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona), depois da dica que recebeu da amiga Hellena Aparecida Marciliano Pereira, 5 anos.

Para Hellena, o livro indicado vale a pena ser lido porque é “legal, engraçado e muito colorido”. Já sua próxima leitura será sobre A Pequena Sereia. “Os livros são importantes”, frisa a pequena.

Arthur Henrique de Oliveira Santos, 5 anos, conta que por meio da leitura é possível aprender coisas novas e se divertir. “Eu gosto de levar livros, fico pedindo para ler com minha mãe, meu pai e meu irmão todo dia”, disse.

Leitura em família

O projeto da escola envolve pais, mães, avós, irmãos e responsáveis das crianças que são convidados para participar da viagem literária. Maiara Monteiro é mãe da Laura Yoshie Monteiro Ikehara, 4 anos, do Infantil 2, e percebe que a filha tem se desenvolvido melhor na escola, desde a socialização até a alfabetização.

“A Laura gosta muito dos livros, chega em casa contando sobre a atividade, quer que a gente leia para ela várias vezes e depois conta, do jeitinho dela, a história, mostra os personagens e ilustrações. Ela reconhece as letras, está começando a formar algumas palavras e a leitura é fundamental neste momento”, comenta Maiara.

“A parceria entre família e escola é de extrema importância, pois para que as crianças se desenvolvam bem, um lado precisa ajudar o outro. A escola passa segurança para mim de que minha filha está bem cuidada”, destaca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.