Por Moisés Rosa Em RMVale

Especialista de Pinda fala sobre o mercado de trabalho e os desafios

Fernando Ventura destaca que profissional precisa "inovar"

professor_fernandoventura

Professor comenta sobre carreiras as carreiras que estão em alta

Arquivo Pessoal

Decidir pela profissão não é uma tarefa nada fácil. Testes vacionais e questionários online são algumas das atividades realizadas por quem ainda não escolheu ou está em dúvida na carreira. O Meon entrevistou o professor e palestrante de Pindamonhangaba, Fernando Ventura. Ele fala sobre as mudanças no mercados de trabalho e as projeções para o próximo ano. Ventura é pós-graduado em Recursos Humanos, com ênfase em Desenvolvimento Organizacional.

Segundo Ventura, com o avanço da tecnologia, os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) estão em evidência. “Ao mesmo tempo em que a tecnologia pode diminuir números de postos de trabalhos, ela também gera novas profissões. Os profissionais de TI crescem cada vez mais fundamentados neste conceito. A internet está associada a qualquer tipo de profissão. Através dela podem-se fomentar novas possibilidades profissionais”, disse.

As áreas da saúde e da construção civil também está em alta. “Todos estão atrás de uma vida com qualidade, por isso deve-se apostar nestas áreas. Profissionais da saúde tendem a ser cada vez mais valorizados para contribuir neste conceito de vida. A sofisticação e inovação dentro da área da construção civil também está se desenvolvendo. O turismo, como forma de qualidade de vida, cresce no país, independente de estação ou ano, devido a percepção de prazer e satisfação”, explicou o professor.

Pensar na remuneração?
De acordo com o professor, o profissional precisa estar bem com a atividade em que excerce. Pensar apenas na remuneração pode ser algo prejudicial. É preciso conhecer as habilidades.

“Lembrando que antes e acima de tudo deve-se identificar e reconhecer habilidades que possam trazer satisfação naquilo que faz. Pensar na remuneração é fundamental. Mas estar realizado naquilo que se faz talvez seja o mais importante; você poupa tempo e dinheiro, e com certeza os resultados e a vontade de crescer serão consequências”, acrescentou.

Mudança é bem-vinda
Ainda segundo o especialista, o profissional de hoje está se adequando e buscando novas alternativas, que são bem-vindas.

“O profissional contemporâneo deve reconhecer a sua importância não somente em um quadro de funcionários dentro de uma organização, mas buscar avaliar o quanto ele também pode contribuir para outras responsabilidades que possam auxiliar para uma visão ampla da realidade e oportunidades no mercado competitivo fora dos muros. Precisa-se entender e posicionar-se perante a sua profissão, planejar e direcionar seus objetivos e conhecimentos, ainda reconhecer quais habilidades necessita desenvolver”.

Empreenda
“As organizações buscam e valorizam cada vez mais profissionais que sejam empreendedores, através de atitudes inovadoras. Faz-se necessário estar atento ao que acontece hoje, para que possa criar novas oportunidades para o futuro. O mercado está em busca de profissionais que possuem atitudes e que estejam abertos sempre para as mudanças. Profissionais somente qualificados não bastam. Espera-se que através de uma visão holística, novos conceitos e formas de trabalho sejam realizados, que o desenvolvimento de habilidades e novos aprendizados pela vontade própria sejam impulsionados na busca de se manter em um mercado de trabalho tão competitivo e volátil”, completou o professor Fernando Ventura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.