Nesta terça-feira (16), o governo do Estado de São Paulo emitiu uma nota afirmando que a Prefeitura de São José dos Campos estaria omitindo dados e prejudicando a transparência durante o processo de vacinação contra a Covid-19. A manifestação acontece porque o município não estaria repassando os dados dos vacinados para a plataforma estadual VaciVida.
O VaciVida é uma ferramenta digital criada pelo Governo do Estado de São Paulo apenas para acompanhar a campanha de vacinação contra o coronavírus. A ferramenta foi lançada e disponibilizada às prefeituras no mesmo dia que o Estado iniciou a vacinação com o governador João Dória, em 17 de janeiro de 2021.
Segundo informações do Estado, a ausência do cadastro na plataforma estadual desde 17 de janeiro demonstra falta de comprometimento. A nota afirma que a cidade seria a única cidade de São Paulo que não realiza os registros, em uma forma de se "livrar da responsabilidade".
“Não é razoável que um município subverta esta ordem em detrimento de todas as outras 644 cidades, agindo de forma isolada, sem sequer prestar à Secretaria as informações requeridas e obrigatórias”, diz trecho da carta.
O governo conclui ainda que realiza o PEI (Plano Estadual de Imunização) para agir com critérios técnicos, seguros e garantir o máximo de igualdade na vacinação, de forma que todos os municípios avancem simultaneamente na campanha, cobrindo a integralidade de cada público-alvo especificado.
A Secretaria diz que adotará as medidas administrativas e legais cabíveis.
O que diz a prefeitura de São José dos Campos
Lamentamos que o sistema não tenha sido criado com as ferramentas de integração necessárias para evitar o retrabalho de digitação das prefeituras.
Em São José dos Campos, 100% dos dados são informatizados no Sistema Ambulatorial de Saúde (SAMs) e, diariamente, são enviados automaticamente para o governo federal que é o responsável pelo Plano Nacional de Imunização.
Todos os dados da Prefeitura também estão disponíveis para o governo do Estado. Agora esperamos que o Estado tenha celeridade para criar uma plataforma que consiga integrar de forma automática o sistema do município ao Estado, evitando a redigitação que pode levar a erros humanos.
O município de São José continuará a mandar os dados diariamente para o Ministério da Saúde que já possui um sistema bem mais integrado e eficiente.
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões
Próximo sorteio será sábado (21)
Moradores de Barcelona protestam contra turismo exagerado
Ativistas reclamam do impacto no cotidiano
Fluminense pressiona, mas empate com Borussia marca estreia no Mundial
Arias se destaca, mas Tricolor não consegue furar defesa alemã
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.