RMVale

Estado aponta omissão em dados de vacinação contra a Covid-19 em São José e cobra transparência da Prefeitura

Governo diz que a cidade é a única do Estado que não estaria repassando informações

Escrito por Fernanda Niquirilo

17 FEV 2021 - 11H08 (Atualizada em 17 FEV 2021 - 12H21)

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nesta terça-feira (16), o governo do Estado de São Paulo emitiu uma nota afirmando que a Prefeitura de São José dos Campos estaria omitindo dados e prejudicando a transparência durante o processo de vacinação contra a Covid-19. A manifestação acontece porque o município não estaria repassando os dados dos vacinados para a plataforma estadual VaciVida.

O VaciVida é uma ferramenta digital criada pelo Governo do Estado de São Paulo apenas para acompanhar a campanha de vacinação contra o coronavírus. A ferramenta foi lançada e disponibilizada às prefeituras no mesmo dia que o Estado iniciou a vacinação com o governador João Dória, em 17 de janeiro de 2021.

Segundo informações do Estado, a ausência do cadastro na plataforma estadual desde 17 de janeiro demonstra falta de comprometimento. A nota afirma que a cidade seria a única cidade de São Paulo que não realiza os registros, em uma forma de se "livrar da responsabilidade".

“Não é razoável que um município subverta esta ordem em detrimento de todas as outras 644 cidades, agindo de forma isolada, sem sequer prestar à Secretaria as informações requeridas e obrigatórias”, diz trecho da carta.

O governo conclui ainda que realiza o PEI (Plano Estadual de Imunização) para agir com critérios técnicos, seguros e garantir o máximo de igualdade na vacinação, de forma que todos os municípios avancem simultaneamente na campanha, cobrindo a integralidade de cada público-alvo especificado.

A Secretaria diz que adotará as medidas administrativas e legais cabíveis.

O que diz a prefeitura de São José dos Campos

Lamentamos que o sistema não tenha sido criado com as ferramentas de integração necessárias para evitar o retrabalho de digitação das prefeituras.

Em São José dos Campos, 100% dos dados são informatizados no Sistema Ambulatorial de Saúde (SAMs) e, diariamente, são enviados automaticamente para o governo federal que é o responsável pelo Plano Nacional de Imunização.

Todos os dados da Prefeitura também estão disponíveis para o governo do Estado. Agora esperamos que o Estado tenha celeridade para criar uma plataforma que consiga integrar de forma automática o sistema do município ao Estado, evitando a redigitação que pode levar a erros humanos.

O município de São José continuará a mandar os dados diariamente para o Ministério da Saúde que já possui um sistema bem mais integrado e eficiente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.