Por Meon Em RMVale

Estudantes de São José projetam aparelho de laboratório em 3D com custo 90% menor

Equipamento irá para reprodução junto à comunidade científica

equipeforgersportal1

Mateus Sousa e Everton da Silva junto com professora Dayana Batista Tada

Nome do fotógrafo

Estudantes da Unifesp de São josé dos Campos desenvolveram um aparelho de agitação para soluções e suspensões químicas e bioquímicas, utilizado em laboratórios de pesquisas, com apenas 10% do valor praticado em mercado, que é de R$ 5 mil. As tecnologias utilizadas que possibilitaram o desenvolvimento do equipamento foram a plataforma Arduino – sistema de código aberto (hardware e software) para prototipação rápida de eletrônica – e a impressão 3D.

Aparelho teve custo 90% mais barato do que o praticado no mercado

Mateus Sousa Franco e Everton da Silva Coelho, responsáveis pelo desenvolvimento o projeto, são alunos do 4º e 5º anos, respectivamente, do curso de graduação em Engenharia de Computação da Unifesp. A construção do aparelho foi encomendada pela professora Dayane Batista Tada, pesquisadora adjunto do Instituto, e financiada com recursos de projeto de pesquisa da docente, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil.

O equipamento está em fase de testes e terá seu projeto compartilhado, em breve, para reprodução junto à comunidade científica por meio de uma plataforma ou repositório online conhecidos por disponibilizar gratuitamente esses tipos de projetos.

De acordo com Fabio Augusto Faria, professor adjunto da Unifesp e coordenador da equipe que criou o aparelho, a ideia é buscar parceiros que queiram ajudar no aperfeiçoamento do equipamento, principalmente em sua parte estrutural.

“Nossa intenção é tornar o projeto mais robusto para produção em larga escala e assim atendermos a demanda já existente dentro de nossa instituição”, afirma. “Atualmente, nossa estrutura de laboratório de desenvolvimento de projetos e o acesso a materiais são limitados”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.