RMVale

Evento do ITA tem como foco o futuro da Engenharia

Encontro bateu recorde de público

Escrito por Meon

20 MAI 2024 - 09H00

Divulgação

A segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024) destacou-se pela premiação das competições estudantis e debates sobre o futuro da Engenharia. Realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos, o evento, que ocorreu de quinta a sábado (18), reuniu alunos, pesquisadores e professores para discutir novas tecnologias e seu impacto no futuro da Engenharia.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O evento teve o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da ITAEx, associação de ex-alunos do ITA, e contou com patrocínios de Mac Jee, PoD Academy, Faculdade Santo Antônio, ITAEx, Fundação Ezute e SIATT.

O reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, destacou o legado do EEF-2024 como uma plataforma de discussão sobre o ensino de Engenharia. "Durante estes três dias, profissionais de diversos setores – Academia, Iniciativa Privada e Governo – se reuniram, promovendo uma interação crucial. Esperamos que as discussões aqui ocorridas se reflitam em nossos ambientes de trabalho."

O reitor também ressaltou o espírito colaborativo das competições estudantis, vendo nelas um modelo para o futuro. "Isso nos faz crescer não só na Engenharia e nas ciências, mas também como sociedade."

Este ano, o evento superou o número de participantes da edição de 2019, com mais de 1.700 inscritos, comparados aos 1.300 da primeira edição.

O coordenador geral do EEF-2024, Prof. Dr. Mauri Aparecido de Oliveira, celebrou o aumento do interesse entre professores e entidades. "Foi uma jornada gratificante e produtiva. Tivemos participação intensa de todas as divisões do ITA e a presença de renomados pesquisadores internacionais e nacionais."

Além disso, adolescentes e crianças foram inspirados pelos projetos apresentados pelos alunos do ITA e outras instituições. "Foi uma inspiração para as novas gerações interessadas em Engenharia", destacou Oliveira.

Edson Muylaert, presidente do Conselho Diretivo da ITAEx, enfatizou a importância do evento para a mobilização dos diversos segmentos da Engenharia. "O resultado é muito positivo para o setor, ajudando no desenvolvimento do ensino de Engenharia para o futuro próximo. Conseguimos envolver alunos do Ensino Médio e Superior nos debates e encontros."

O último dia do evento incluiu a apresentação dos projetos finalistas de três competições estudantis.

No Grand Prix de Inovação, seis equipes trabalharam ininterruptamente por 24 horas, apresentando soluções inovadoras em tecnologia e processos.

O ITA Sprint, seguindo os moldes do ITA Challenge, estimulou o espírito empreendedor dos alunos, desenvolvendo habilidades especiais em criação, gestão e trabalho em equipe.

O Data Science Challenge, em sua sexta edição, também fez parte do EEF-2024, com diversas etapas onde os participantes buscaram soluções utilizando novas tecnologias.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.