RMVale

Exposição fotográfica conscientiza sobre luta contra racismo em São José

As 18 fotos do projeto “Cansei” retratam a experiência de ser mulher negra na sociedade brasileira

Escrito por Meon

17 OUT 2021 - 17H43

Reprodução site Larissa Isis

"As mulheres negras têm que acreditar na sua beleza e que podem ser tudo que quiserem". A frase da fotógrafa Larissa Isis dá a tônica da exposição realizada pela Prefeitura de São José dos Campos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da promoção da igualdade racial.

São 18 fotos de mulheres de São José e de outras cidades brasileiras. Uma delas é da própria Larissa, que retratou outras 17 companheiras de luta contra o racismo através do projeto "Cansei".

A exposição, promovida pela Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Sasc (Secretaria de Apoio Social ao Cidadão), prossegue até a próxima quinta-feira (21), das 8h às 17h, na Sasc (rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, região central).

Posteriormente, até o próximo dia 20 de novembro, quando será comemorado o Dia da Consciência Negra, será itinerante em espaços públicos da cidade que serão posteriormente divulgados pela Prefeitura.

Divulgação/ PMSJC
Divulgação/ PMSJC

As 18 fotos retratam a experiência de ser mulher negra na sociedade brasileira. Cada uma conta qual é o seu cansaço, usando apenas uma lousa. “Cansei de me chamarem de morena. Sou negra”, revela Larissa no cartaz que segura abaixo de sua foto.

Os retratos são acompanhadas de QR Codes que levam aos depoimentos sobre a luta destas guerreiras contra o preconceito.

"Com o projeto Cansei, meu objetivo é dar visibilidade e voz para as mulheres negras. Através destas fotos, quero sensibilizar e conscientizar as pessoas de que temos que respeitar as diferenças e que todos temos que ser tratados como iguais", disse a fotógrafa.

Como o projeto surgiu

Tudo começou em 2014, após a nutricionista apaixonada por fotografia visitar Nova York. Na metrópole americana, percebeu que os negros tinham muito espaço em propagandas de revistas, comerciais de TV e na mídia em geral.

"Bem diferente do negro no Brasil. Voltei e decidi me dedicar a retratar o negro brasileiro e criar minhas próprias referências, pois aqui não somos representados. Foi aí que surgiu o projeto Cansei, que é um desabafo", afirmou Larissa.

"Decidi fotografar alguns cansaços de mulheres negras expressando, de forma espontânea, frases que ouvimos diariamente. Não vou parar por aqui. Continuarei retratando cansaços de norte a sul do Brasil, pois estamos cansados do racismo", completou a fotógrafa.

O projeto "Cansei" alavancou sua carreira. As fotos das mulheres negras por ela retratadas já foram exibidas em reportagens dos portais de revistas como a Marie Claire e de notícias, como o Yahoo e o Uol, que possuem abrangência nacional.

Também inspirou projetos do Consulado Britânico em São Paulo e de universidades e empresas importantes de todo o país, como a Nívea.

Exposição fotográfica "Cansei"

Datas: De segunda (18) a quinta-feira (21), das 8h às 17h

Local: Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, região central)

*A partir da próxima sexta-feira (22) e até 20 de novembro, a exposição será itinerante

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.