Por Moisés Rosa Em RMVale

Falta de chuva faz conta de luz ficar mais cara em 19 cidades da RMVale

20140819_energia_eletrica_manutencao_de_rede_divulgacao

Conta fica mais cara em 19 cidades na região

Divulgação

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou nesta terça-feira (21) reajuste médio de 21,93% nas contas de energia elétrica de moradores em 19 cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). O motivo é a falta de chuvas e a consequente crise hídrica que afeta o estado de São Paulo.

"Como a situação hidrológica está ruim e as hidrelétricas estão gerando menos, as distribuidoras precisam comprar energia de termelétricas, que é mais cara", informa nota da empresa.

O reajuste tarifário anual acontece em datas estipuladas pela Aneel e contempla todas as distribuidoras do paísDesta vez, a concessionária EDP Bandeirante teve a permissão de aumentar os valores a partir de quinta-feira (23).

Por meio de sua assessoria de imprensa, a EDP afirma que "o índice foi determinado, principalmente, pelo aumento dos custos com compra de energia". Destaca ainda que esse "aumento decorre das poucas chuvas observadas nas usinas hidrelétricas nos últimos anos e da necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de operação elevado".

Sobre o reajuste, a Aneel ressalta que realiza são feitos de acordo com os gastos da empresa. "A energia das hidrelétricas é mais barata e a das termelétricas mais cara, dessa forma, quando a situação hidrológica está boa e as usinas estão funcionando a pleno vapor os reajustes tendem a ficar menores, pois as concessionárias compram energia das hídricas, que é mais barata", completa a assessoria da agência.

O reajuste afeta as seguintes cidades: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Potim, Roseira, Santa Branca, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Tremembé.

Em 27 de agosto, a agência reguladora já havia concedido aumento de 37,78% para a Elektro, concessionária que atende outras 20 cidades na região. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.